Sábado, 23 de novembro de 2024 Login
Se encerra na próxima sexta-feira (2) o prazo de inscrições para o minicurso ‘O papel da Escola na prevenção e posvenção do suicídio’, voltado à profissionais da Educação – Professores, Pedagogos, Psicólogos, Psicopedagogos, Assistentes Sociais, Gestores Escolares, além de Estudantes e demais interessados no assunto.
Ministrado pela psicóloga Gisele Texdorf Martins (CRP 08/10329), especialista em Psicologia da Saúde da Hospitalar e Saúde Mental, será realizado no dia 3 de julho (sábado), das 13 às 16 horas.
A especialista justifica que crianças e adolescentes não são imunes aos transtornos mentais, como se pensava. Portanto, assim como os adultos, eles estão sujeitos ao risco para o suicídio.
Suicídio entre adolescentes
Um Estudo realizado pelo Ministério da Saúde em 2019, com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que no mundo é registrado um suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, a cada 46 minutos uma pessoa tira a própria vida. Na faixa etária do perfil das vítimas estão pessoas entre 10 e 29 anos.
A OMS enfatiza que bons hábitos sociais e emocionais são importantes para o bem-estar mental, principalmente na adolescência, fase de transição para a vida adulta.
Nesse sentido, o objetivo do minicurso é de proporcionar, de forma geral, o entendimento sobre os conceitos de saúde mental na infância e adolescência, bem como os fatores de risco e proteção ao suicídio.
Tópicos do curso
O curso abordará temas como:
Para se inscrever, clique aqui
Sobre Gisele Texdorf Martins
A psicóloga Gisele Texdorf Martins (CRP 08/10329) é graduada em Psicologia. Possui especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar. Especialização em Saúde Mental. Mestre em Teologia com ênfase em Administração e Cuidado Pastoral. Atua como professora em nível Superior, Pós-Graduação e cursos de Nível Técnico.
É graduanda em Pedagogia e em Formação em Tanatologia.
Com experiência em saúde pública e privada, a psicóloga atua nas áreas de Transtornos Mentais, Prevenção e Posvenção do Suicídio, Primeiros Socorros Psicológicos, entre outros quadros de crise emocional, já tendo atuado em atendimento à Polícia Militar.
A especialista atende também na Clínica Acolher, em Umuarama.
Movimento Saúde
Foto: Rosi Rodrigues