Segunda-feira, 23 de setembro de 2019

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele

Segundo Cardoso, a Acispar está atuando de maneira forte e decisiva em defesa dos Consórcios de Saúde do Paraná

Cardoso entrega reivindicações de consórcios de saúde para bancada federal

Publicado em 27/05/2019 às 21:58
Durante o 35º Congresso Estadual de Secretários de Saúde do Paraná, realizado no Auditório da Reitoria da FAG em Cascavel, nos dias 22 e 23 de maio, o presidente da Associação Paranaense dos Consórcios Intermunicipais de Saúde – Acispar e do Consórcio Intermunicipal de Saúde Cisa-Amerios, prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso, entregou ao deputado federal Toninho Wandscheer, líder da Bancada Federal do Paraná no Congresso Nacional, uma pauta com reivindicações pontuais em favor dos Consórcios de Saúde.
 
O Congresso, realizado pelo Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Paraná – Cosems, teve mais de 800 participantes e contou com a presença do Governador Ratinho Júnior, do secretário Estadual da Saúde, Beto Preto, além de deputados, prefeitos, presidentes de Consórcios de Saúde, vereadores de todo o estado, entre outras autoridades.
 
Em seu discurso, Cardoso enfatizou o papel dos Consórcios de Saúde no atendimento especializado aos pacientes.
 
“Os consórcios tem um papel decisivo no atendimento à saúde pública das populações dos municípios que, sozinhos, não teriam como oferecer um amplo atendimento especializado, principalmente para as pessoas menos favorecidas”, disse o presidente da Acispar.
 
Segundo ele, atualmente cerca de 80% dos custos com os tratamentos saem dos cofres dos municípios e que é urgente uma maior participação dos Governos Estadual e Federal no custeio dos Consórcios. “Um amplo levantamento está sendo realizado para traçar um mapa da atual situação dos consórcios do Paraná, mas já sabemos que muitos trabalham no limite para não deixar a população sem atendimento. Por isso mesmo a participação dos governos Estadual e Federal no custeio do atendimento, precisa ser ampliada”, ressaltou Cardoso.
 
O deputado federal Toninho Wandscheer recebeu a pauta de reivindicações das mãos do presidente da Acispar na presença de secretários municipais de saúde, prefeitos e autoridades de todo o Paraná.  “Foi uma oportunidade, onde discutimos os desafios contemporâneos da gestão do SUS. Este Congresso é um dos mais importantes encontros anuais sobre saúde pública do Paraná”, comentou o deputado Toninho Wandscheer. O parlamentar, se comprometeu em trabalhar firme para que os pedidos sejam atendidos.
 
O EVENTO
 
Um dos mais importantes eventos de saúde do Paraná, o Congresso Estadual de Secretários de Saúde, teve uma ampla programação, com palestras, mesas redondas e discussões temáticas, para debater os desafios e buscar encontrar possíveis soluções para os problemas enfrentados na saúde pública atualmente.
Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio