Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Participaram médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, técnicos de diversas áreas, além de funcionários do setor administrativo, profissionais credenciados, prestadores de serviços e estagiários.

Foto: Divulgação

Efeitos físicos e psicológicos do trabalho são abordados em palestra no Cisa-Amerios

Publicado em 01/05/2019 às 10:33

Os efeitos físicos e psicológicos do trabalho do profissional de saúde foram abordados em palestra realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios , através do seu Programa de Desenvolvimento Profissional e Humano, na tarde desta sexta-feira (26), na sede da entidade em Umuarama.

Participaram médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, técnicos de diversas áreas, além de funcionários do setor administrativo, profissionais credenciados, prestadores de serviços e estagiários.

A palestra com o tema: “Cuidando do Cuidador:  uma perspectiva sobre os efeitos físicos e emocionais do trabalho do profissional de saúde”, com a psicóloga Luanna Nunes Mendes, do Hospital Norospar, discutiu o assunto e trouxe novas perspectivas sobre como abordar e lidar com situações que podem comprometer a saúde deste trabalhador.

“Quando a rotina e o ambiente de trabalho se tornam fatigantes, é sinal que algo não vai bem. Cansaço excessivo, irritabilidade, descontentamento e outros sintomas e sentimentos negativos podem ser sinais da Síndrome do Esgotamento Profissional ou Síndrome de Bournout. Profissionais de saúde são frequentemente afetados por este e outros problemas”, explicou a psicóloga.

Segundo Luanna, ao perceber esses sinais é importante buscar ajuda profissional o quanto antes. “Sensação de alerta o tempo todo. O profissional pode se transformar em uma pessoa exageradamente perfeccionista. Muitas vezes, a síndrome pode levar à depressão, abuso de medicamentos e até ao suicídio”, destaca.

De acordo com o coordenador do Cisa-Amerios, Nilson Manduca o trabalho de humanização realizado no Consórcio tem como objetivos primordiais, a valorização profissional e a busca pela melhoria constante na qualidade dos serviços prestados.

“Ao implantar o Programa de Desenvolvimento Profissional e Humano, procuramos oferecer aos nossos colaboradores ferramentas que os ajudem a lidar com questões, muitas vezes delicadas, que envolvem o trabalho diário no cuidado com as pessoas doentes. O resultado prático que buscamos é a melhoria na qualidade de vida no ambiente do trabalho”, disse o coordenador.

A reunião teve a participação dos atores Edu Tadeu e Isabel Lazarin, do Projeto Cultural Fábrica de Criaturas em parceria com o Centro de Iniciação Teatral Carla Donadoni, que interpretaram os Memes da Internet. A brincadeira alegrou o evento, promovendo momentos de descontração e alegria. Agradecimentos à Loja Black Rigor que cedeu o figurino do ator. 

HOMENAGENS

Encerrada a palestra, foram premiados os funcionários que se destacaram nos meses de março e abril.

De acordo com Manduca, o Programa de Desenvolvimento Profissional e Humano busca reconhecer e valorizar os profissionais que se destacam pela dedicação ao trabalho e zelo com os pacientes e colegas, por ações de empreendedorismo que promovam melhorias na qualidade do atendimento ou do ambiente de trabalho, entre outras atitudes positivas.

O funcionário do setor administrativo José Luiz Barroso Vieira, foi escolhido o Funcionário do Mês de Março. Foi reconhecido pela exemplar dedicação e empenho no exercício de suas funções e pela colaboração fundamental no processo de informatização e reorganização administrativa do Cisa-Amerios.

A técnica em odontologia, Sílvia Cristina Barbosa Mariano foi escolhida Funcionária do Mês de Abril, em reconhecimento à sua exemplar dedicação e empenho no exercício de suas funções e pela extremada atenção e carinho com pacientes e colegas de trabalho.

Também foram homenageados os aniversariantes dos meses de março e abril.  O Padre Carlos, da Pastoral da Comunicação, proferiu uma benção aos aniversariantes e todos os presentes.

MARÇO

01/03 - Elisângela C. da Silva Domingues – Cisa-Caps

02/03 -  Bruna Danielli Z. Melo - Cisa-Thompson

03/03 - Renata Salgado Tolomeotti - Cisa-Ceo

03/03 - Silvia Cristina Barbosa Mariano - Cisa-Ceo

09/03 -  Angelica José da Silva - Cisa 1

14/03 - Andressa Regina Silamã - Cisa-Caps

15/03 - Andreia Cristina S. Zanon - Cisa 1

21/03 - Amalia Marina Marchioro - Cisa 1

23/03 - Valdir Marcolino da Rocha - Cisa 1

25/03 - Vera Gomes de Campos – Cisa-Thompson

30/03 - Silvana Alves de Lima Sato - Cisa 1

ABRIL

06/04 - Cristinamara Ribeiro de Oliveira - Cisa 1

10/04 - Lucilene C. do Espírito Santo - Cisa 1

09/04 - Fernanda Garcia Tampelini - Cisa-Ceo

22/04 - Elizabeth de Souza Carvalho Gomes - Cisa1

27/04 - Vera Lúcia F. dos Santos - Cisa 1

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio