Terça-feira, 12 de novembro de 2019

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele
Anúncio - Movimento Saúde

Os povos indígenas fazem parte do Brasil, temos que nos orgulhar deles e da data que há somente para eles. No Dia 10 de dezembro é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, por isso, ajude a tornar isso ainda mais conhecido.

Foto: Divulgação

10 de Dezembro dia Internacional dos Povos Indígenas

Publicado em 10/12/2018 às 16:44 por Rosi Rodrigues

10 DEZEMBRO Dia Internacional dos Povos Indígenas
São 206 os povos indígenas no Brasil atualmente. A maioria remanescentes de populações que já foram consideráveis, destruídas por doenças, escravização, massacres, invasão de seus territórios, deportação, programas de assimilação: mais de dois terços desses grupos não chegam hoje a mil pessoas. No total, são uns 280 mil índios, contando-se apenas os que moram em áreas indígenas.

Outros 30 mil são índios desaldeados, que moram na maioria em áreas urbanas. A população indígena concentra-se na Amazônia, onde moram cerca de 60% dos índios brasileiros.

As sociedades indígenas são muito diversas entre si. Vejam-se as línguas, por exemplo. Distinguem-se 163 línguas indígenas diferentes. Se incluídos os dialetos, esse número sobe para 195. Informações de Manuela Carneiro da Cunha, antropóloga, professora da Universidade de Chicago.

Residem no Estado de Mato Grosso mais de 28 mil índios de 38 etnias diferentes. Há indícios de outros 9 povos ainda não contatados e não identificados oficialmente.

Na época da chegada dos primeiros colonizadores ao Brasil, calcula-se que aqui viviam cerca de seis milhões de índios espalhados pelas matas, campos e litoral. A maioria foram praticamente dizimados pelo elemento colonizador, por doenças, miscigenação e pelas guerras.

Atualmente, restam cerca de 200 mil índios no Brasil, tendo alguns perdidos seus traços culturais. Eles continuam sendo perseguidos por fazendeiros, madeireiros, garimpeiros, grileiros e posseiros que invadem as terras onde vivem, que são protegidas por lei, denominadas reservas indígenas.

Fonte: https://hyperdatas.wordpress.com

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio