Terça-feira, 17 de março de 2026

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Rosi
Anúncio - Novo Anúncio
Anúncio - Lucineyde

Dia Mundial de Combate à Tuberculose inspira ações preventivas

Publicado em 16/03/2026 às 17:15 por Editoria Movimento Saúde

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose – comemorado em 24 de março – o Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde promove uma série de ações voltadas à orientação da população e capacitação de agentes de combate a endemias com foco na prevenção, identificação de sintomas e encaminhamento para tratamento da doença.

A primeira das ações acontece nesta terça-feira, 17, a partir das 15h na sala de convivência da Associação de Apoio à Promoção Profissional de Umuarama (Apromo), entidade que oferece acolhimento institucional na rua Montevidéu, 4378 – Conjunto Guarani III (fone 44 3622-6441). A palestra será realizada pela enfermeira Iolanda Yoko Tominaga e pela estagiária de biomedicina Carla Ruaro.

Na sexta-feira, 20, haverá capacitação para os agentes de combate a endemias do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental de Umuarama, no auditório da Prefeitura, a partir das 13h30. O tema ‘Tuberculose – prevenção, sintomas e tratamento’ será abordado pelo médico clínico geral Dr. Celso José Gomes.

E no próximo dia 26, uma quinta-feira, as orientações serão levadas ao público em geral na sala de espera da Unidade Básica de Saúde (UBS) Guarani/Anchieta, a partir das 8h, com a estagiária Carla Ruaro.

“O objetivo dessas ações é orientar a população e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e do tratamento adequado, que permitem a cura completa”, descreveu a coordenadora do Ambulatório Municipal de Infectologia, Maria de Lourdes Gianini.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio