Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Usuários de droga e álcool e pessoas com HIV têm tratamento garantido em Umuarama

Publicado em 14/02/2023 às 09:36 por Editoria Movimento Saúde

Fundamentais para garantir um atendimento amplo e completo no tratamento de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), o sistema de saúde complementar em Umuarama é realizado por cinco entidades sem fins lucrativos. A cerimônia de assinatura dos convênios foi oficializada na manhã desta segunda-feira (13) na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, coordenada pelo secretário Herison Cleik da Silva Lima.

Ele explica que determinados procedimentos clínicos são realizados por instituições de saúde privadas, porém são considerados ações do setor de saúde pública, devido à existência de contratos ou convênios entre ambas as partes. “A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Assistência em Saúde, selecionou em um processo de chamamento público, entidades sem fins lucrativos para a execução de serviços complementares à saúde”, relatou.

A assistente social Caroline Oliveira Bagli, coordenadora do setor, conta que cinco entidades enviaram propostas para o desenvolvimento de serviços para o atendimento, sistemático e contínuo, de pacientes com necessidades especiais. “As entidades conveniadas oferecem serviços e produtos a pacientes que apresentam problemas por uso de álcool e outras drogas, confeccionam fraldas geriátricas e oferecem apoio educativo, mobilizador e psicossocial para pessoas vivendo e convivendo com ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis, como HIV/Aids), detalha.

Ela conta que os serviços complementares à saúde desenvolvidos por essas entidades conveniadas atendem a cerca de 700 pacientes, todos do SUS, devidamente cadastrados na Assistência em Saúde. “Esses serviços são de grande relevância, colaborando para a autonomia, o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos. E estamos muito felizes com os resultados que temos alcançado, pois realmente essas entidades que acabamos de ajustar a parceria são reconhecidamente experientes e modelos de profissionalismo”, indicou.

Carolina relatou que as cinco entidades sem fins lucrativos que assinaram os contratos com a Secretaria de Saúde foram o Grupo União Pela Vida, o Adejoc (Associação Desafio Jovem Canaã), o Projeto Restauração, o Crevid (Centro de Recuperação Viva com Deus) e a Associação de Clubes de Mães.

A diretora de Saúde, Simony Rodrigues Bernardelli Rosa, elogiou o trabalho de toda equipe do setor de Assistência Social que, sob a coordenação de Carol Bagli, dedicou-se na composição do processo chamamento público para a escolha das entidades parceiras. “Sabemos que trata-se de algo altamente burocrático, cheio de detalhes e formalidades, tudo para que o cidadão tenha garantido um atendimento de excelência”, pontuou, indicando que o telefone para mais informações sobre o funcionamento do setor podem ser solicitadas pelo telefone (44) 2020-0940 ou diretamente na sede da Assistência em Saúde, que fica na rua Doutor Paulo Pedrosa de Alencar n° 4348.

Fonte: PMU

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio