Terça-feira, 17 de setembro de 2024 Login
O município segue o Plano Nacional de Vacinação conforme direcionamento da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) e já aplicou 46.131 primeiras doses da vacina contra o coronavírus. Uma taxa de imunização de 54% da população-alvo (maior que 18 anos). Porém, quando se fala da aplicação da segunda dose, a baixa procura tem preocupado a administração municipal.
De acordo com Lilia Simeire Silva Hidalgo, responsável pela organização das vacinas da Secretaria Municipal de Saúde, será feito um trabalho de alerta a essas pessoas, uma convocação para que cumpram o que determina a recomendação da Anvisa e tomem as duas doses da vacina, garantindo a imunização.
Ela lembra que houve uma campanha de imunização em abril e a segunda dose está marcada para a próxima sexta-feira (02/07). “Para facilitar a vida dos cidadãos, a Secretaria organizou e redistribuiu as segundas doses em cinco Unidades Básicas de Saúde: Jardim Lisboa, Central, 1 º de Maio, Ouro Branco e Cidade Alta, que vão atender das 13h30 às 16h, com agendamento prévio”, adianta.
Lilia observa que a população que mais está deixando de fazer a segunda dose da vacina contra o coronavírus são os idosos. “Temos a programação de realizar buscas ativas para identificar essas pessoas que ainda não foram vacinar, convidando-as a se imunizar. Sempre gostamos de frisar que a eficácia das vacinas da Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca dependem da aplicação da segunda dose, conforme os estudos científicos”, indica.