Domingo, 24 de novembro de 2024 Login
Dois casos de meningite, com uma morte, foram registrados na 13º Regional de Saúde de Cianorte. O tipo de meningite ainda não foi especificado pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa). No ano passado, a regional de Cianorte registrou 14 casos, com uma morte por meningite fúngica.
A maior parte dos casos de 2018 foi de meningite viral. A assessoria da prefeitura afirmou que foram aplicadas em Cianorte 403 vacinas de meningite no último mês em 2019. As aplicações estão regulares e não há falta de abastecimento de doses para a meningite tipo C, que é a disponibilizada pelo Ministério da Saúde pela alta taxa de mortalidade causada pela doença.
A vacinação também é ofertada na cidade para adolescentes juntamente com as vacinas contra o HPV. Existem tipos de vacinas contra a meningite que fazem parte no calendário oficial e que são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. A principal dela é a Meningo C.
O Paraná recebe em média 66 mil vacinas contra meningite por mês, porém, são exigidas 88 mil vacinas mensais, segundo informações da Sesa. Neste ano, o Paraná já registrou 143 casos e 13 mortes por meningite.
Segundo a Secretaria da Saúde (SESA), os dados são média histórica paranaense. Em 2018, o estado teve 1.601 casos de meningite e 108 mortes. Um aumento quando comparado à totalidade de casos em 2017, 1097 casos e 63 mortes.
A meningite pode ter uma série de causas como vírus, bactérias, fungos, parasitas ou até por complicações de outras doenças, entre elas o sarampo e a pneumonia. A bacteriana é transmitida de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva ou secreção expelida por indivíduos infectados ao falar, tossir, espirrar ou beijar.
O quadro típico é de febre alta, rigidez da nuca, intensa dor de cabeça e prostração. Em março de 2018, foram registrados três casos de meningite em Cianorte. Os dois primeiros casos foram em irmãos gêmeos de dois anos e meio. Um foi diagnosticado com meningite viral e o outro com meningite bacteriana. E o terceiro foi um bebê de apenas 11 meses também diagnosticado com meningite bacteriana.
No ocorrido, todas as recomendações da Vigilância Sanitária foram seguidas após as confirmações dos casos.
Fonte: Tribuna de Cianorte