Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 Login
O suicídio já é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Em um cenário no qual falar sobre saúde mental nunca foi tão urgente, a Doctoralia, plataforma de saúde que conecta pacientes a médicos de diferentes especialidades, acaba de divulgar uma pesquisa inédita sobre o tema, com a participação de 3.400 pessoas de todas as regiões do Brasil.
O levantamento aponta que 39,3% dos brasileiros pesquisados já fazem ou fizeram terapia, enquanto 20,5% afirmam nunca ter cogitado procurar ajuda profissional. Entre aqueles que já pensaram em buscar atendimento psicológico ou psiquiátrico, os principais motivos de desistência foram a falta de recursos financeiros (19,7%), a dificuldade em escolher um profissional (12,9%) e a vergonha ou estigma (7,6%).
Em relação aos tabus, 54% dos participantes acreditam não haver barreiras significativas para buscar ajuda, mas ainda persiste a percepção de que “terapia é coisa para pessoas fracas ou loucas” para 12,9% dos respondentes. Já entre os medos pessoais, os principais são não conseguir se abrir com o profissional (9,5%), reviver traumas dolorosos (7,6%) e o receio de que a terapia não funcione, gerando “perda de tempo” (6,1%). Por outro lado, a maioria, 62,8%, declarou não ter receios específicos em relação ao tratamento.
Para Flávia Soccol, Head de Patient Care da Doctoralia, os dados refletem os desafios do cuidado com a saúde mental no Brasil. Segundo ela, “muitos brasileiros sabem da importância da terapia, mas ainda enfrentam obstáculos financeiros, sociais e culturais. Entender esses fatores é essencial para promovermos a educação em saúde mental e ampliar o acesso a esse cuidado, que pode salvar vidas.”
O psiquiatra, Ayman Yassine Salim, reforça a necessidade de ampliar a discussão, especialmente entre os mais jovens: “O suicídio já é uma das principais causas de morte nessa faixa etária. Precisamos conversar sobre saúde mental sem preconceitos e estimular a busca por ajuda profissional. Informação e acolhimento são fundamentais na prevenção.”
Sobre a Doctoralia
A Doctoralia é uma empresa do Grupo Docplanner, maior plataforma de saúde do mundo. A empresa cria aplicativos digitais e soluções de software para médicos, clínicas, hospitais e pacientes para permitir que o ecossistema de assistência médica e a jornada do paciente trabalhem juntos de forma mais integrada. Presente em 13 países com a missão de humanizar a jornada do paciente e a experiência em saúde, atende mais de 55 milhões de usuários únicos e processa mais de 20 milhões de agendamentos de consultas por mês. A plataforma oferece aos pacientes a praticidade de escolher os profissionais de saúde por meio de filtros como especialidade, cidade, planos de saúde, de acordo com as preferências de horário e avaliações de outros pacientes. Aos profissionais de saúde, permite oferecer o agendamento online para consultas presenciais ou por telemedicina, com lembretes para reduzir as faltas de pacientes e uma série de outras ferramentas para otimizar a gestão de consultórios e clínicas, além de permitir que a digitalização dos processos e visibilidade no marketplace impulsionem a reputação online dos profissionais. No Brasil, a Doctoralia disponibiliza mais de 740 mil perfis de profissionais de diferentes especialidades de saúde. Em agosto de 2022 a empresa realizou a aquisição da Feegow, software líder de gestão para clínicas. Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o App para pacientes e Assistente de Inteligência Artificial para otimizar a rotina dos profissionais.
COM 100% DE DEDUÇÃO FISCAL
SE VOCÊ AMAMENTA, SEJA DOADORA
Banco de Leite Humano da Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento
CULTURA TRANSFORMADORA
Terapeuta de Umuarama tem projeto cultural aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura