Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 Login
A Universidade Paranaense (Unipar) iniciou as inscrições para o Vestibular de Medicina 2026. O prazo segue até 14 de novembro. Interessados podem se inscrever on-line, AQUI, ou presencialmente, nos campi da instituição. A seleção oferece 110 vagas, divididas em dois processos seletivos: 80 vagas para os candidatos que realizarem a prova em 19 de outubro e 25 vagas para os que optarem pela prova em 20 de novembro. Acesse os editais para mais informações.
Para validar a inscrição, o candidato deve preencher a ficha, escolher a cidade para realização da prova e efetuar o pagamento da taxa por boleto, PIX, cartão de crédito ou débito.
Os locais de aplicação do vestibular serão em Umuarama, Cascavel, Francisco Beltrão, Maringá e Dourados (MS). No Paraná, a prova ocorrerá das 14h às 18h (horário de Brasília); em Dourados, das 13h às 17h (GMT-4), devido ao fuso horário local. A avaliação é composta por 50 questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas entre português, literatura, matemática, biologia, química, física, história, geografia e inglês. O exame inclui redação com tema de interesse geral. Resultados e prazos para matrícula variam conforme a data da prova, com informações detalhadas no Manual do Candidato, disponível AQUI.
Medicina Unipar
O curso de Medicina da Universidade Paranaense, sediado no Campus Sede em Umuarama, coordenado pela professora Maria Elena Lima Martins, é reconhecido por sua excelência acadêmica, infraestrutura moderna e abordagem pedagógica inovadora. Desde sua criação em 2018, a graduação tem como objetivo formar médicos generalistas, críticos e humanistas, preparados para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Leandro Genoino Cerutti, diretor Regional, Marketing e Negócios Educacionais, a formação oferecida prepara o futuro médico para atuar de forma integral. “Na Unipar, nosso egresso sai preparado para cuidar das pessoas, indo além da análise de exames. Nossa metodologia de ensino e os estágios são voltados para a vida real, proporcionando uma formação que combina excelência técnica e preparo emocional. Entendemos que cuidar de pacientes é mais do que um compromisso, é a essência da nossa formação”, pontua.
Com duração mínima de seis anos e carga horária de 8.640 horas, o curso é oferecido em período integral e presencial. A metodologia de ensino adotada é o Aprendizado Baseado em Problemas (PBL), que estimula o raciocínio clínico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem .
A infraestrutura inclui o Centro de Simulação em Saúde, equipado com simuladores de média e alta complexidade que reproduzem situações clínicas variadas, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades em um ambiente seguro e controlado. Além disso, o curso dispõe de 17 laboratórios especializados, como o Complexo Laboratorial de Anatomia Humana, que oferece estudo prático da anatomia com peças reais e tecnologias digitais.
O curso de Medicina da Unipar destaca a prática aliada ao cuidado, à escuta e à atenção real como a vida e humano como deve ser.
Desde o primeiro ano, os alunos têm contato com a prática médica em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, a partir do terceiro ano, realizam estágios em hospitais da região, incluindo áreas como urgência, emergência e atendimento pré-hospitalar no SAMU. O internato médico ocorre nos dois últimos anos do curso, proporcionando uma formação abrangente e alinhada às necessidades do mercado de trabalho.
COM 100% DE DEDUÇÃO FISCAL
SE VOCÊ AMAMENTA, SEJA DOADORA
Banco de Leite Humano da Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento
CULTURA TRANSFORMADORA
Terapeuta de Umuarama tem projeto cultural aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura