Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 Login
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) lançou a campanha “Chega de agressão contra os médicos” para conscientizar a população e envolver gestores municipais na busca por soluções. A iniciativa ocorre diante do aumento dos casos de violência contra profissionais da área.
Nesta segunda-feira (17), a secretária de Saúde de Umuarama, Lisbeth Scanavaca, recebeu uma camiseta da campanha das mãos do diretor do CRM-PR, Augusto Legnani, e manifestou apoio à causa. Médica de formação, ela destacou a importância da ação para sensibilizar a sociedade.
Segundo Lisbeth, a violência contra profissionais de saúde não é frequente no município, mas preocupa. “Quando ocorre, buscamos resolver a melhor forma. A campanha valoriza o trabalho dos médicos e reforça a conscientização da população”, afirmou.
De acordo com o Dr. Augusto Legnani, o CRM-PR criou, em agosto do ano passado, uma Comissão de Prevenção à Violência contra o Médico para monitorar os casos no estado e os resultados do primeiro levantamento são preocupantes.
Em cinco meses, foram registradas 28 denúncias, das quais 25 ocorreram em instituições públicas. Outro dado relevante é que 17 das vítimas eram médicas.
“A Campanha busca apoio de prefeituras e secretarias de saúde para garantir a segurança dos profissionais e o pleno exercício da medicina”, destacou o diretor.
Canais de denúncia
O CRM-PR orienta que médicos vítimas de violência formalizem denúncias. Em casos de ameaça, o profissional deverá registrar ocorrência na delegacia e comunicar o fato, por escrito, às diretorias clínica e técnica do hospital ou serviço de saúde, incluindo informações sobre envolvidos e testemunhas.
Se houver agressão física, é necessário registrar boletim de ocorrência e realizar exame de corpo de delito.
As denúncias podem ser feitas ao CRM-PR presencialmente, na sede em Curitiba, ou pelos canais:
E-mail : medicodenuncia@crmpr.org.br
Telefone : (41) 3240-7800
Mais informações e acesso ao formulário de denúncia estão disponíveis no site da entidade:
https://www.crmpr.org.br/Denuncia-de-violencia-contra-o-medico-24-59333.shtml
COM 100% DE DEDUÇÃO FISCAL
SE VOCÊ AMAMENTA, SEJA DOADORA
Banco de Leite Humano da Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento
CULTURA TRANSFORMADORA
Terapeuta de Umuarama tem projeto cultural aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura