Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 Login
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou ontem, 25 de novembro, a aprovação de nova indicação de trastuzumabe deruxtecana para o tratamento de tumores sólidos do subtipo HER2+¹ em fase metastática ou irressecáveis. Esta terapia, indicada para tumores sólidos HER2+ (IHC 3+) que se espalharam para outras partes do corpo (metastáticos) ou que não podem ser removidos por cirurgia e que receberam tratamento prévio ou que não têm outras opções de tratamento, pode trazer mais esperança para os pacientes que têm esses tipos de câncer relacionados a um prognóstico ruim, uma vez que representam uma quantidade de proteínas HER2 ainda maior nas células tumorais e relação com a progressão da doença².
De acordo com os estudos Destiny Pan Tumor 02, Destiny Lung 01 e Destiny CRC02, que embasaram a aprovação da nova indicação de trastuzumabe deruxtecana no Brasil, o tratamento apresentou benefício clínico em pacientes adultos com cânceres gastrointestinais, geniturinários, ginecológicos, entre outros, em fase metastática ou irressecáveis - até mesmo naqueles com tumores de difícil tratamento após a progressão do tratamento padrão². Outros destaques do estudo clínico são o tempo de sobrevida livre de progressão (SLP) - período entre o início do tratamento e a progressão de doença ou morte por quaisquer causas - e de sobrevida global – período entre o início do tratamento e a morte por quaisquer causas - proporcionados aos pacientes: o primeiro foi de 11,9 meses e, o segundo, de 21,1 meses, ambos para pessoas com tumores sólidos HER2+²,3.
“Até o momento, os pacientes com cânceres sólidos HER2+ contavam com opções terapêuticas limitadas, portanto, não tinham suas necessidades plenamente atendidas. Com essa aprovação, alcançamos um novo patamar de tratamento para diversos os tipos de tumores sólidos, com segurança e eficácia, que age diretamente contra a superexpressão de HER2+. Esse é o resultado de um investimento contínuo em inovação, que contribui para o enriquecimento da qualidade de vida das pessoas²” afirma Gabriela Prior, diretora médica da Daiichi Sankyo Brasil.
Para avançar nas descobertas sobre o potencial de trastuzumabe deruxtecana, a aliança global entre a farmacêutica japonesa Daiichi Sankyo e a AstraZeneca investiu em ensaios multitumorais, também conhecidos como pan-tumor, uma abordagem que analisa a segurança e a eficácia de medicamentos para diferentes tipos de câncer de uma única vez. O medicamento já tem três indicações aprovadas no Brasil: para o tratamento de câncer de mama metastático HER2+ em 2ª e 3ª linha4,5, e para HER2-low, em segunda linha de tratamento6; para pacientes adultos com câncer de estômago ou da junção gastroesofágica (JGE) localmente avançado ou metastático HER2-positivo, que receberam um regime prévio à base de trastuzumabe7; e para pacientes adultos com câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) irressecável ou metastático, cujos tumores tenham mutações HER2 (ERBB2) ativas e que tenham recebido uma terapia sistêmica prévia8.
"Esta aprovação permitirá que um grande número de pacientes com tumores sólidos que expressam o marcador HER2 (ou HER2+) possa se beneficiar com essa terapia-alvo. Os achados dos ensaios clínicos realizados em vários tipos diferentes de tumores têm potencial de redefinir o curso de algumas doenças, com uma terapia direcionada para HER2+, que evidencia a importância do HER2 como um biomarcador acionável²” ressalta Karina Fontão, diretora médica executiva da AstraZeneca no Brasil.O medicamento é da categoria "conjugado anticorpo-medicamento" (também chamados de ADC, do inglês antibody-drug conjugate) e conta com uma tecnologia que o direciona, preferencialmente, às células tumorais, minimizando impactos nas células saudáveis. Neste caso, o anticorpo é direcionado à proteína HER2 e ligado a um quimioterápico que é carregado diretamente às células tumorais HER2 positivas ou mutadas. Com isso, pode aumentar a eficácia de quimioterápicos e minimizar os efeitos adversos sistêmicos quando comparados à quimioterapia convencional9.
Sobre a Daiichi Sankyo
A Daiichi Sankyo, companhia farmacêutica global com origem corporativa no Japão, dedica-se à criação e fornecimento de produtos farmacêuticos e serviços em 24 países para suprir as diversas necessidades médicas, tanto em mercados desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Com mais de 16.000 colaboradores ao redor do mundo e mais de 100 anos de expertise científica, a companhia baseia-se em um rico legado de inovação e um pipeline robusto de novos medicamentos promissores para ajudar os pacientes. Enquanto mantém seu portfólio de produtos farmacêuticos nas áreas cardiovascular, psiquiatria, hipertensão, gastroenterologia, ortopedia, inflamação e dor; o grupo está engajado no desenvolvimento de terapias inovadoras nas áreas metabólicas, cardiovasculares e em oncologia. Para mais informações, visite: www.daiichisankyo.com.br e siga a Daiichi Sankyo no Instagram @daiichisankyobrasil.
Sobre a divisão de Oncologia da Daiichi Sankyo
Comprometida em proporcionar qualidade de vida e bem-estar para as pessoas, a Daiichi Sankyo é uma empresa mundialmente orientada à pesquisa e inovação de medicamentos. Para seguir seu compromisso em oncologia, a companhia está empenhada em transformar a ciência, a fim de criar tratamentos significativos para pacientes com câncer nos mais altos padrões de excelência e qualidade.
Sobre a AstraZeneca
A AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global, orientada pela ciência, que está focada na descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos de prescrição médica em Oncologia, Doenças Raras e Biofarmacêuticos, incluindo Medicina Cardiovascular, Renal e Metabólica, Respiratória e Imunologia. Com sede em Cambridge, Reino Unido, a AstraZeneca opera em mais de 100 países e seus medicamentos inovadores são usados por milhões de pacientes em todo o mundo.
Para mais informações, visite: www.astrazeneca.com.br e siga a empresa no Instagram @astrazenecabr.
AstraZeneca em oncologia
A AstraZeneca está liderando uma revolução na oncologia com a ambição de fornecer curas para o câncer em todas as suas formas, por meio da ciência para compreender a complexidade da doença para descobrir, desenvolver e fornecer medicamentos que mudem a vida dos pacientes.
O foco da empresa está em alguns dos tipos de câncer mais desafiadores. Por meio de inovação, a AstraZeneca construiu um dos mais diversos portfólios e pipelines do setor, com potencial para catalisar mudanças na prática da medicina e transformar a experiência do paciente.
Referências:
DOU. Resolução nº 4.331, de 21 de novembro de 2024 – Publicado em 25/11/2024 | Publicado em: 25/11/2024 | Edição: 226 | Seção: 1 | Página: 121. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-re-n-4.331-de-21-de-novembro-de-2024-597392562
Funda Meric-Bernstam et al., Efficacy and Safety of Trastuzumab Deruxtecan in Patients With HER2-Expressing Solid Tumors: Primary Results From the DESTINY-PanTumor02 Phase II Trial. JCO 42, 47-58(2024). DOI:10.1200/JCO.23.02005
Delgado A, Guddati AK. Clinical endpoints in oncology - a primer. Am J Cancer Res. 2021 Apr 15;11(4):1121-1131.
Diário Oficial da União. Resolução nº3.751, de 30 de 30 de setembro de 2021 – Publicado em 04/10/2021 | Edição 188 | Seção 1 | Página 270. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-re-n-3.751-de-30-de-setembro-de-2021-350008438. Acesso em: 20/12/2022, às 12h.
Ministério da Saúde. Enhertu® (trastuzumabe deruxtecana): nova indicação. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/novos-medicamentos-e-indicacoes/enhertu-r-trastuzumabe-deruxtecana-nova-indicacao. Acesso em: 20/12/2022, às 12h.
6. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Enhertu (trastuzumabe deruxtecana): nova indicação. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/novos-medicamentos-e-indicacoes/enhertu-trastuzumabe-deruxtecana-nova-indicacao. Acesso em 9 de março de 2023.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. Enhertu (trastuzumabe deruxtecana): nova indicação. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/novos-medicamentos-e-indicacoes/enhertu-r-trastuzumabe-deruxtecana-nova-indicacao-1 . Acesso em 4 março de 2024.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. Enhertu (trastuzumabe deruxtecana): nova indicação. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/novos-medicamentos-e-indicacoes/enhertu-r-trastuzumabe-deruxtecana-nova-indicacao-2. Acesso em 4 março de 2024.
COM 100% DE DEDUÇÃO FISCAL
SE VOCÊ AMAMENTA, SEJA DOADORA
Banco de Leite Humano da Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento
CULTURA TRANSFORMADORA
Terapeuta de Umuarama tem projeto cultural aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura