Quinta-feira, 21 de novembro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

Umuarama participa de Congresso Nacional de Saúde com 3 projetos

Publicado em 12/05/2023 às 09:57 por Editoria Movimento Saúde

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) divulgou esta semana a lista com os 22 trabalhos paranaenses selecionados para representar o Estado na edição 2023 da Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, evento que acontece no dia 18 de julho durante o 37° Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Goiânia (GO). Umuarama foi uma das cidades escolhidas e vai apresentar três estudos no encontro nacional.

Herison Cleik da Silva Lima, secretário municipal de Saúde, apresentou a novidade ao prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel, que elogiou a dedicação e a união dos profissionais do setor com o objetivo comum de garantir melhor atendimento e mais qualidade de vida para os umuaramenses. “Seguramente este é um dos setores mais importantes da administração municipal, porque cuida da vida, o bem maior de todos os cidadãos. E essa equipe não se deixou abalar diante de tantas turbulências enfrentadas, além da pandemia de coronavírus”, observou Pimentel.

O secretário conta que os três trabalhos escolhidos para serem compartilhados no Congresso foram: ‘Vacinação em Umuarama: da transição do registro de dados de imunização à experiência exitosa no impacto positivo nas coberturas vacinais’, ‘Fatores associados à redução da Mortalidade Infantil em Umuarama no período de 2018 a 2022’ e ‘O acesso à Terapia Nutricional e a Promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada’. “Todos os estudos apresentam uma parte dos grandes êxitos que tivemos em nosso trabalho, realizado por uma equipe que trabalha em sintonia e com foco em resultados. É um motivo de orgulho para todos da Secretaria de Saúde e compartilhamos essa alegria com todos os moradores de Umuarama e dos distritos”, afirma.

As produções já foram apresentadas a representantes dos municípios que compõem a 12ª Regional de Saúde durante a 1ª Mostra Regional de Experiências Exitosas, realizada no auditório instituição. “O êxito nas experiências reflete a melhoria na qualidade da assistência à saúde e acesso aos usuários do SUS. Isso só foi possível graças ao apoio do nosso prefeito Pimentel, que contribui para que a Secretaria possa executar esses trabalhos de excelência. A seleção dessas experiências é o resultado de um trabalho incansável e contínuo, de todos setores e profissionais de saúde envolvidos”, detalhou Simony Rodrigues Bernardelli Rosa, diretora de Saúde.

O estudo sobre vacinação é assinado por Jaqueline de Bortoli Shirayashi, coordenadora de Atenção Primária em Saúde (APS). “O estudo aborda as atividades do processo de interiorização dos resultados da Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal, seus múltiplos determinantes e as ações de imunização realizadas em Umuarama. Vamos apresentar as estratégias de fortalecimento das ações de imunização responsáveis por resultados de grande êxito alcançados. Estamos felizes em compartilhar pontos positivos, desafios e perspectivas futuras sobre a organização da imunização no município”, detalha Jaqueline.

O estudo sobre redução da mortalidade infantil é assinado pela enfermeira Rafaela Hasegawa Misse, coordenadora do Programa Saúde da Mulher. Entre outros pontos, ela vai falar sobre as intervenções, por parte dos gestores e profissionais de saúde, responsáveis por taxas de mortalidade aceitáveis. “Vamos falar sobre a importância da agilidade no processo de liberação dos exames laboratoriais e de imagem, educação permanente dos profissionais, formação do Comitê Mortalidade Materno Infantil e o trabalho do Comitê de Avaliação de Transmissão Vertical HIV, Sífilis e Hepatites Virais”, resume.

Já o terceiro trabalho, sobre terapia nutricional, será apresentado pela assistente social Caroline Oliveira Bagli. “Trata-se do Relato da experiência vivenciada no Programa Municipal de Terapia Nutricional Ambulatorial e Domiciliar do Setor de Assistência em Saúde, que tem como objetivo a promoção do direito humano à alimentação adequada, destinada aos pacientes com necessidades nutricionais especiais do Sistema Único de Saúde (SUS)”, especifica Carol, acrescentando que o programa atende e acompanha 460 pacientes.

A equipe da Secretaria de Saúde participou ao prefeito que as avaliações e escolhas dos municípios e trabalhos selecionados ficaram a cargo de colegiados formados pelos Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (Cresems), das 22 regiões de saúde do Paraná, e do (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Fonte: PMU

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio