Quinta-feira, 21 de novembro de 2024 Login
O Ministério da Saúde estuda mudar o status da pandemia de covid-19 para endemia no Brasil. A proposta deve ser confirmada, ou não, nas próximas três ou quatro semanas, quando já terá passado o carnaval, e a situação puder ser melhor avaliada, com estabilidade ou redução no número de casos.
A discussão sobre o rebaixamento chegou primeiro na Europa. Alguns países, como Inglaterra, Dinamarca, Reino Unido e alguns estados dos Estados Unidos, têm sinalizado com a queda no rigor das medidas sanitárias, inclusive abolindo o uso de máscaras em ambientes abertos e deixando de exigir a apresentação do teste negativo para a Covid para entrar nesses territórios.
No Brasil, o assunto está sendo tratado com cautela e deve demorar um pouco mais. De acordo com a secretária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, os mesmos cuidados que o País teve na mobilização, quando da declaração de pandemia, terá na desmobilização e possível mudança de status “Estamos trabalhando na situação de colocar o status de endemia. Não dá pra falar disso neste momento, porque os casos estão altos”, pondera a médica.
Mas o tema será pauta de debates entre gestores do Ministério da Saúde e os conselhos nacionais de secretários estaduais e municipais de saúde (Conass e Conasems).
De acordo com a secretária, a medida deve contar com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Diferença entre Pandemia e Endemia
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma epidemia se dá quando ocorre um aumento no número de casos de uma doença em diversas regiões, estados ou cidades.
Uma enfermidade se torna uma pandemia quando atinge níveis mundiais, ou seja, quando determinado agente se dissemina em diversos países ou continentes, afetando um grande número de pessoas.
Uma pandemia pode começar como um surto ou epidemia. Surtos, pandemias e epidemias têm a mesma origem, o que muda é a escala da disseminação da doença.
COMUNICAÇÃO PARA A SAÚDE
Informação que salva vidas: a importância da mídia em campanhas como o Novembro Azul