Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 Login
Novembro chegou ao fim e a Secretaria Municipal de Saúde apresenta um balanço dos números registrados no mês. Foram confirmados 245 novos casos – uma redução de 16,4% em relação ao mês anterior e 59% menos que setembro. Os dados oficiais informam que cinco pessoas faleceram em decorrência de complicações da doença neste mês – um caso a mais que outubro e cinco casos a menos que setembro.
As mulheres continuam sendo a maioria a se contaminar: dos 245 casos do mês, 114 são mulheres (46,5%), 93 são homens (38%) e 38 são crianças (15,5%). A média diária de casos em novembro ficou em 8,1, em outubro foi de 9,7 e em setembro 19,8. “Felizmente temos registrado uma redução significativa no número de novos casos na última semana, ficando em uma média de 2 ao dia. A vacinação segue feita de forma determinante para contribuir com esses resultados, por isso é fundamental que todos completem o ciclo vacinal, tomando as duas doses e mais o reforço”, indica Simony Rodrigues Bernardelli Rosa, coordenadora de Atenção Primária em Saúde.
Com relação aos leitos exclusivos para tratamento de covid-19, disponibilizados no Hospital Uopeccan, há 10 vagas de UTI e durante o mês de novembro houve uma média de duas pessoas de Umuarama internadas. Já das 10 vagas em enfermarias, a média de ocupação por umuaramenses foi de cinco.
MÊS CASOS ÓBITOS MÉDIA/DIA
NOVEMBRO 245 5 8,1 casos
OUTUBRO 293 4 9,7 casos
SETEMBRO 593 10 19,8 casos
FONTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE UMUARAMA
COM 100% DE DEDUÇÃO FISCAL
SE VOCÊ AMAMENTA, SEJA DOADORA
Banco de Leite Humano da Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento
CULTURA TRANSFORMADORA
Terapeuta de Umuarama tem projeto cultural aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura