Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 Login
Foi inaugurado na última quinta-feira (14), o laboratório de biologia molecular do Instituto Senai de Inovação Química Verde, resultado de uma parceria entre a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do SESI e do SENAI.
Durante o evento, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou o papel do complexo industrial de saúde brasileiro no enfrentamento à pandemia de Covid-19 e como o setor foi fundamental para a melhora do cenário epidemiológico identificada nos últimos meses.
Primeiro projeto
O novo laboratório terá alta tecnologia para o desenvolvimento de pesquisas de novos medicamentos, vacinas e insumos. O primeiro projeto será para identificar o surgimento de novas doenças infectocontagiosas, como novas variantes da Covid-19.
"A pandemia da Covid-19 nos trouxe várias lições, entre elas a necessidade do fortalecimento do complexo industrial da saúde brasileiro. O Brasil apostou, há 30 anos, em construir um sistema de acesso universal e gratuito. Num país continental e com mais de 200 milhões de habitantes, esse sistema não pode ter políticas públicas com concretude se o complexo industrial não produzir os insumos para contribuir com a sustentabilidade do nosso sistema. Durante a pandemia, tivemos dificuldades. Até máscaras tivemos de importar da Ásia no início, mas nosso país soube dar respostas", defendeu o ministro.
Transferência tecnológica
Graças ao investimento do Governo Federal, o Brasil se tornou produtor de vacina. Devido ao acordo de transferência de tecnologia entre a farmacêutica Astrazeneca e a Fiocruz, o Brasil agora é capaz de fabricar imunizantes 100% nacionais, desde o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) até o envase.
"Nós, nesse momento que vivemos, temos um cenário epidemiológico mais controlado. Todos sabem que a nossa campanha de imunização é uma das maiores do mundo. E a vacina produzida pela Fiocruz é o principal imunizante que tem sido utilizado hoje pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI)" comentou.
Com informações do Ministério da Saúde
Fotos: Myke Sena/MS /Divulgação
COM 100% DE DEDUÇÃO FISCAL
SE VOCÊ AMAMENTA, SEJA DOADORA
Banco de Leite Humano da Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento
CULTURA TRANSFORMADORA
Terapeuta de Umuarama tem projeto cultural aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura