Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 Login
Está se encerrando os grupos 1, 2, 3, e 4, e a Secretaria conta ainda com um saldo de doses para continuar a vacinação em outros grupos prioritários
Foto: PMU
A Secretaria de Saúde de Umuarama realizou nesta semana a primeira etapa da vacinação contra o coronavírus para profissionais da linha de frente do combate à pandemia. A primeira dose da imunização foi aplicada na quarta-feira, aos vacinadores das unidades básicas de saúde, durante ação na UBS Guarani/Anchieta. Até esta sexta-feira, 22, segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Maristela de Azevedo Ribeiro, foram aplicadas 561 doses e outras 222 estavam em andamento.
“Estamos encerrando os grupos 1, 2, 3 e 4, que compreendem os vacinadores/ aplicadores de vacinas; trabalhadores de instituições de longa permanência para idosos (ILPIs); trabalhadores de hospitais e serviços de urgência e emergência de referência Covid-19 públicos e privados (Samu, Siate, Pronto Atendimento 24h, clínicas de diálise e serviços de oncologia); e profissionais dos centros de atendimento à doença (tenda/ ambulatório de síndromes gripais)”, informou a coordenadora.
A secretaria conta ainda com um saldo de doses para continuar a vacinação. Os próximos grupos são os de trabalhadores da atenção primária em saúde e dos centros de atenção psicossocial (CAPS); de trabalhadores de laboratórios públicos e privados que coletam e realizam testes de Covid-19; demais serviços de urgência e emergência (PS, UTIs, etc.); e trabalhadores da Vigilância em Saúde, seguindo o Plano Nacional de Imunização. A continuidade da campanha depende da liberação de novos lotes de vacinas.
“É uma grande alegria oferecer a vacina aos profissionais de saúde que há 10 meses enfrentam a pandemia na linha de frente. São eles que recebem os pacientes com suspeita de Covid-19, realizam os exames, orientam e cuidam dos doentes, além de monitorar as pessoas que ficam em isolamento domiciliar. Por isso, estão constantemente expostos”, explicou a secretária de Saúde, Cecília Cividini.
“Vamos seguir rigorosamente o Plano Estadual de Imunização (PEI) estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e ministrar a vacina conforme os lotes forem liberados pelo governo federal”, reforçou. Outro detalhe lembrado pela secretária é que a imunização exige duas doses, ou seja, os mesmos profissionais vacinados agora com a Coronavac (do Instituto Butantan/ farmacêutica chinesa Sinovac) receberão outra dose da mesma vacina entre três ou quatro semanas.
“Já temos a vacina, mas precisamos manter os demais cuidados para evitar a aceleração do contágio, já que levaremos alguns meses até que a imunização esteja disponível para a maioria da população”, completou Cecília Cividini. A Sesa planeja expandir a vacinação para outros grupos, dentro do plano de imunização, totalizando 8,7 milhões de paranaenses. O cronograma, porém, depende da disponibilidade de doses que serão adquiridas e distribuídas aos Estados pelo Ministério da Saúde.
COM 100% DE DEDUÇÃO FISCAL
SE VOCÊ AMAMENTA, SEJA DOADORA
Banco de Leite Humano da Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento
CULTURA TRANSFORMADORA
Terapeuta de Umuarama tem projeto cultural aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura