Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 Login
Equipe qualificada, protocolos específicos e tecnologia de ponta são alguns dos fatores de sucesso no tratamento de Covid-19 no Cemil
Foto: Rosi Rodrigues
As taxas de letalidade da infecção pelo SARS-CoV-2 no Brasil são alarmantes. O Grande Paper Brasileiro, publicado no último dia 15 de janeiro, no Lancet Journal, analisou 250 mil admissões hospitalares no país. Segundo o estudo, 55% dos pacientes internados em UTI por causa da doença morreram. A taxa nacional de mortalidade nos que foram submetidos a Ventilação Mecânica Invasiva (VMI) é ainda maior, 80%.
Na contramão desses dados, a UTI Covid-19 do Hospital Cemil de Umuarama, coordenada pela empresa SAMUTI - Serviço de Ações em Medicina de Urgência e Terapia Intensiva, apresenta uma das maiores taxas de pacientes recuperados do país, com mortalidade muito abaixo do nível nacional e regional.
Desde julho de 2020, quando entrou em funcionamento, foram admitidos 258 pacientes, com 214 recuperados. A taxa de mortalidade na UTI Covid do Cemil ficou em 18,26% - número 66,8% menor que a taxa nacional e 65,55% menor em comparação com a taxa da Região Sul.
O médico intensivista e pneumologista Dr. Ronaldo de Souza, coordenador da UTI Covid-19 do Cemil, atribui os resultados ao conjunto de ações e a dedicação da equipe multiprofissional. Ele destaca a equipe altamente qualificada, com quatro médicos titulados em Pneumologia (Dra. Alana Kaneda Garcia, Dr. Ronaldo de Souza, Dr. Renato Ricci Kauffmann, Karina Farah Sakumoto). e quatro titulados em Medicina Intensiva (Dr. Dirceu Ribas Veiga Júnior, Dra. Fabiana B. S. Fuck, Dr. Jackson Erasmo Fuck, Dr. Ronaldo de Souza), bem como enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos treinados e capacitados para o atendimento de pacientes com Covid-19.
“São vários fatores somados. Nosso resultado reflete protocolos de tratamentos clínicos de ponta, aonde é feito o que tem de mais recente em publicação para o tratamento de Covid-19, mais condutas próprias, que ainda serão publicadas em revistas cientificas”, comentou Dr. Ronaldo.
Além dos equipamentos de ventilação mecânica invasiva de última geração, a UTI Covid-19 do Cemil possui equipamentos de ventilação não invasiva - como cateter de alto fluxo. “Isso evita que muitos pacientes sejam submetidos a ventilação mecânica invasiva, que é onde ocorre a maior taxa de mortalidade”, avalia o médico.
O Dr. Ronaldo acrescenta ainda a dedicação e empenho de todos os profissionais envolvidos. O médico fez agradecimentos ao apoio da direção da Associação Beneficente São Francisco de Assis – mantenedora do Hospital Cemil, bem como dos poderes públicos, destacando a 12ª Regional de Saúde/SESA e a Secretaria de Saúde de Umuarama e a Unimed Noroeste do Paraná.
Os avanços nos tratamentos e chegada da vacina para a prevenção de Covid-19 enchem os profissionais de esperança. Contudo, o médico alerta para a necessidade de continuarem os cuidados preventivos. “Até a vacina chegar a uma grande parte da população, não podemos nos descuidar do uso da máscara, da higiene das mãos e especialmente, de evitar as aglomerações”, disse.
Além dos médicos pneumologistas e intensivistas citados, a UTI Covid-19 do Cemil conta com uma equipe médica de suporte, que inclui infectologista, nefrologista, oncologista, além de outros especialistas médicos. O time de profissionais trabalha de forma integrada sempre em busca dos melhores resultados. São eles:
EQUIPE MÉDICA DO SAMUTI – UTI COVID-19 HOSPITAL CEMIL
Fabiano Cavalhieri - CRM 32840
Karina Farah – CRM 23501
Fabiana Balbino Sant'Ana Fuck – CRM 21517
Paula Henriques – CRM 33878
Renato Kauffmann – CRM 29341
Isabella Tavares – CRM 27671
João Moreira – CRM 21983
Luis Fernando Martins – CRM 25064
Nivea Mayane Gaudim – CRM 35875
Priscila Oliveira – CRM 35270
Thaíse Vieira – CRM 39303
Isael Sebastião do Nascimento Volpato – CRM 29332
Ronaldo de Souza – CRM 20247
Dirceu Ribas Veiga Júnior – CRM 9336
__________________________________
REPORTAGEM E FOTOS:
ROSI RODRIGUES
Jornalista
COM 100% DE DEDUÇÃO FISCAL
SE VOCÊ AMAMENTA, SEJA DOADORA
Banco de Leite Humano da Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento
CULTURA TRANSFORMADORA
Terapeuta de Umuarama tem projeto cultural aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura