Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 Login
Um levantamento feito pelo departamento de compras do Hospital e Maternidade Norospar revelou que o consumo de álcool para higienização (álcool 70%), aumentou 70% no último quadrimestre comparado ao mesmo período do ano passado. O preço do produto nas distribuidoras também disparou depois do avanço da Pandemia de Covid-19 em Umuarama e região.
Nos meses de março, abril, maio e junho de 2019, a média de consumo na instituição foi de 200 litros de álcool por mês. Em 2020, a média do mesmo período foi de 340 litros por mês. Com o avanço da Pandemia de Covid-19 na região, o consumo continua crescendo.
“O álcool 70% é utilizado na limpeza geral do hospital, na desinfecção de superfícies, higienização das mãos, bem como em diversos outros processos. Sempre foi essencial e agora é produto de primeira necessidade”, disse o administrador da Norospar, André Buratti.
Segundo ele, além do aumento substancial no consumo, a instituição ainda deparou-se com um repentino aumento nos preços após o início da Pandemia. O litro de álcool 70% passou de R$ 3,90 em julho de 2019 para R$ 18,90 em julho de 2020, cotado na mesma distribuidora de produtos médico-hospitalares - um aumento de 484%.
AJUDA BEM VINDA
Diante do aumento crescente no consumo e da disparada dos preços, doações de álcool e outros produtos de limpeza, bem como EPIs, são muito bem vindas no Hospital e Maternidade Norospar. Na manhã desta quarta-feira (15), mais mil litros de álcool 70% na forma líquida, foram repassados à instituição, através do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
“Esse apoio da comunidade, da sociedade civil organizada e de órgãos e instituições governamentais ou não-governamentais tem sido fundamentais nesse momento. Não temos palavras para agradecer”, disse o presidente da Norospar, Pedro Arildo Ruiz Filho, que recebeu a doação de representantes do Corpo de Bombeiros.
O Major Andrey Falkiner Fernandes, comandante do 6ª Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Umuarama foi pessoalmente fazer a entrega na Norospar. Segundo ele, o produto foi adquirido pelo Governo do Estado do Paraná, através Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, para apoiar as instituições de saúde na prevenção de Covid-19.
Em Umuarama foram doados 7.500 litros de álcool 70%, distribuídos entre hospitais e a Secretaria Municipal de Saúde. “A parceria do Corpo de Bombeiros com a Norospar é antiga, consolidada através do trabalho conjunto com o Posto de Coleta de Leite Humano. Para nós é uma grande satisfação contribuir neste momento e com algo tão essencial”, disse o comandante.
COM 100% DE DEDUÇÃO FISCAL
SE VOCÊ AMAMENTA, SEJA DOADORA
Banco de Leite Humano da Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento
CULTURA TRANSFORMADORA
Terapeuta de Umuarama tem projeto cultural aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura