Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 Login
O Dia Mundial do Coração, comemorado nesta sexta-feira (29), é a ocasião perfeita para homenagear os profissionais do Instituto do Coração de Umuarama. Com 43 anos de história, é referência no diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. Sua equipe de ponta, altamente especializada conquistou a confiança e o reconhecimento da população de toda a região.
Fundado em 1974 como Hospital do Coração, foi o primeiro centro de saúde do Noroeste do Paraná especializado no tratamento de doenças cardíacas.

Equipado com o que havia de mais moderno na época, contava com salas de diagnóstico e para atendimentos avançados, uma Unidade de Terapia Intensiva e leitos de internação para o atendimento de seus pacientes.
Trabalho, determinação e sobretudo amor pela medicina marcam a história dos pioneiros fundadores, os médicos cardiologistas Dr. Arno Prante, Dr. Cirineu Fajardo e David Sincos. Homens da medicina, dedicaram suas vidas ao estudo e ao constante aperfeiçoamento das técnicas e métodos de diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares.
Nova fase
Com a implantação de hospitais de grande porte em Umuarama, o Hospital do Coração foi reestruturado física e arquitetonicamente. Em 2003 iniciou uma nova fase em sua história, desta vez, com foco no atendimento ambulatorial, agora chamando-se Instituto do Coração.

Novos equipamentos, como Teste Ergométrico, MAPA, Holter e Ecocardiograma foram adquiridos.
Recentemente, dois novos médicos se juntaram ao time, o médico cardiologista Dr. Claudio Francisconi e a médica Dra. Ilana Cristina Sincos.
A estrutura ampla e moderna, atendimento desburocratizado e humanizado a um grande número de convênios e particulares, fazem do Instituto do Coração a grande referência em tratamentos cardíacos da região.
Perto quando você mais precisa
O plantão permanente 24 horas garante que os pacientes sempre serão atendidos por um especialista.
“A medicina evoluiu e com ela a sobrevida dos doentes cardiopatas aumentou muito, se formos comparar com décadas passadas quando começamos nossas atividades. Essa evolução se deve ao avanço nos métodos de diagnóstico e terapêuticos e também à melhor adesão dos pacientes ao tratamento disse o diretor clínico do Instituto do Coração, Dr. David Sincos, em entrevista ao Movimento Saúde.
Segundo ele, a equipe do Instituto do Coração tem um compromisso com seus pacientes, que é oferecer o melhor atendimento, com o que há de melhor na área da medicina cardíaca. 
“Toda a dedicação e o trabalho de mais de quatro décadas em prol da saúde do coração das pessoas, é a expressão do amor que nossa equipe tem pela medicina e sobretudo pelas pessoas”, disse o Dr. David em nome da equipe.
COM 100% DE DEDUÇÃO FISCAL
SE VOCÊ AMAMENTA, SEJA DOADORA
Banco de Leite Humano da Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento
CULTURA TRANSFORMADORA
Terapeuta de Umuarama tem projeto cultural aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura