Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 Login
Cardoso se reuniu com a coordenação do Cisa-Amerios, serviço de enfermagem e agendamento para determinar as medidas preventivas ao Covid-19
O Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios 12RS, adota uma série de medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública em decorrência da Infecção Humana pelo Covid-19 (novo coronavirus). As medidas de prevenção passam a valer partir da manhã desta terça-feira (17).
Em reunião com a coordenação e diretorias dos setores responsáveis pelo atendimento aos pacientes e agendamento de consultas, na tarde de segunda-feira (16), o presidente do Consórcio e prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso determinou mudanças na rotina de atendimento em todas as unidades do Cisa.
“O Cisa-Amerios está tomando todas as medidas necessárias para proteger pacientes, acompanhantes e os nossos profissionais de saúde do Coronavírus e outras doenças contagiosas”, disse Cardoso.
Foram cancelados todos os eventos públicos, palestras, cursos, bem como serviços de voluntariado e ações internas e externas que promovam a aglomeração de pessoas.
Outras medidas:
- A oferta de álcool gel será ampliada em todas as unidades e disponibilizado também em salas de espera e corredores para pacientes, acompanhantes e colaboradores.
- Somente pacientes menores de 18 anos, maiores de 60 anos ou portadores de necessidades especiais terão direito a acompanhante.
- Será permitido somente um acompanhante por paciente.
- Acompanhantes que tenham sintomas como: febre, coriza, tosse ou espirros não serão permitidos.
- Serão fornecidas máscaras cirúrgicas para todo paciente que apresente sintomas como: febre, coriza, tosse ou espirros, como medida de prevenção.
- Limpeza e desinfecção de consultórios, salas de espera e corredores será intensificada.
- Será restringida a entrada de pacientes e acompanhantes no refeitório onde é servido o café da manhã, recomendado manter distância de um metro entre uma pessoa ou outra. Apenas 50 pessoas poderão adentrar o refeitório por vez.
- Os pacientes serão orientados a aguardar consultas e procedimentos na área externa, onde há cobertura e assentos e a circulação de ar é melhor.
“São medidas necessárias para que não se repita aqui o que aconteceu na Europa ou na China. A prevenção é sempre o melhor remédio”, destacou Cardoso. O presidente do Cisa voltou a enfatizar o perigo de outras epidemias que podem ser tão perigosas quanto a do novo coronavírus, como a dengue.
“Só não vamos esquecer da dengue, que já tem milhares de casos confirmados e continua avançando em todo o Paraná, especialmente na nossa região. A vacinação contra o sarampo e a gripe também são fundamentais. Como sempre, a saúde está em nossas mãos, é dever do estado, mas a responsabilidade com a prevenção é de todos”, destacou.
COM 100% DE DEDUÇÃO FISCAL
SE VOCÊ AMAMENTA, SEJA DOADORA
Banco de Leite Humano da Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento
CULTURA TRANSFORMADORA
Terapeuta de Umuarama tem projeto cultural aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura