Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 Login
Muitos pais não veem a hora de seus filhos ficarem independentes das fraldas. Trocar as fraldas, além do custo alto, também pode dar um trabalhão, não é verdade? Se esse for o seu caso, fique atento a essas dicas para ajudar seu filho a deixar as fraldas em apenas três dias.
Antes de tudo, é preciso que se tenha em mente que o processo não é tão fácil, pois requer paciência. Além de aprender a usar o vaso sanitário, seu filho precisa saber se higienizar e lavar as mãos. Mas isso tudo requer um tempo, o que vai depender da habilidade de cada criança.
Especialistas recomendam que esse processo não seja realizado antes dos 2 anos de idade, pois a criança provavelmente não estará pronta e você poderá ter problemas maiores.
Aqui está o passo a passo da técnica:
1º dia
Faça um teste. Assim que a criança acordar, não coloque uma fralda nela. Procure vestir apenas uma camisa e uma cueca ou calcinha. Escolha um dia tranquilo, de preferência no verão, pois o frio estimula a vontade constante de ir ao banheiro. Explique ao seu filho que sempre que ele precisar ir ao banheiro deve avisar e fique de olho durante o dia todo. Se ele conseguir, parabenize e comemore. Caso contrário, não brigue. Apenas diga que é normal e que da próxima vez ele deve comunicar o mais rápido possível. Todos da casa devem contribuir para esse processo. Sempre que alguém precisar ir ao banheiro, é bom levar a criança para mostrar como ela deve fazer. Na hora de dormir, coloque uma fralda – a menos que tenha certeza de que seu filho ficará sequinho a noite toda.
2º dia
O procedimento é o mesmo do primeiro dia. A diferença é que desta vez você vai esperar a criança usar o penico e, em seguida, fazer um passeio de uma hora com ela. Isso vai ajudá-la a associar que é preciso ir ao banheiro antes de sair de casa. Quando sair, não coloque fralda e torça para que vocês retornem sem a cueca ou calcinha molhada e sem usar banheiro da rua. É bom levar uma roupinha extra por precaução, certo?
3º dia
Neste dia, você pode sair uma hora pela manhã e mais uma hora durante a tarde. No entanto, não se esqueça de que a criança precisa usar o penico e fazer xixi antes de sair de casa. Vista-a com uma calça folgada e leve e não deixe de levar uma roupa extra. Espere o dia seguinte e veja como a criança se comporta. Se ela ainda insistir com a fralda, repita o método uma semana depois.
Adaptado do Blog Super Mãe
DIA NACIONAL DA DISLEXIA
O que é e quais as novas perspectivas de inclusão educacional para crianças com dislexia?