Sexta-feira, 22 de novembro de 2024 Login
Gestantes de diversas cidades da região participaram, na última terça-feira (17), da Oficina “Métodos de Alívio da Dor do Parto”, promovida gratuitamente pelo Centro Mãe Paranaense, com o apoio da Maternidade Norospar e do Consórcio Intermunicipal de Saúde Cisa-Amerios.
“A dor do parto é um dos maiores temores das mulheres quando ficam grávidas é um dos principais motivos de muitas optarem pela cesariana, mesmo sem indicação clínica. Esta oficina foi montada para desmistificar o tema e falar abertamente com as mulheres sobre o momento do parto”, disse a psicóloga e doula Cíntia Richert, que proferiu a oficina, que foi realizada no auditório do Centro Mãe Paranaense, em Umuarama.
Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS e o Ministério de Saúde, o parto normal é melhor para mãe e o bebê, envolve menos riscos de hemorragias e demais complicações e a recuperação é mais rápida. A cesárea é uma intervenção efetiva para salvar a vida de mães e bebês, porém apenas quando indicada por motivos médicos.
Participaram cerca de 20 gestantes de Umuarama, Douradina, Maria Helena e Cafezal do Sul. Foram ensinados os exercícios que as gestantes podem praticar ao longo da gestação. Algumas posições que diminuem a dor na hora do parto e facilitam a passagem do bebê também foram ensinadas às futuras mamães.
As participantes puderam tirar dúvidas sobre o momento do parto, alimentação no pré-parto, exercícios físicos e respiratórios, massagens e posições que podem ajudar no momento do nascimento.
“Ficamos muito satisfeitas com o grande número de gestantes que compareceram e, especialmente, com o interesse e participação delas durante a oficina. Foi um momento de falar abertamente, de tirar dúvidas e trocar experiências”, enfatizou Cíntia.
O QUE VEM POR AI...
O Centro Mãe Paranaense com o apoio da Maternidade Norospar e do Consórcio Intermunicipal de Saúde / Cisa-Amerios está preparando a “Oficina para prática de Shantala” - uma técnica de massagem que poderá ajudar o bebê a relaxar, evitar possíveis cólicas, melhorar insônia, e cria um vínculo ainda maior entre a mãe e o seu filho.
A oficina é gratuita. Para se inscrever basta ligar no telefone: 2020-1270 e deixar seu nome completo.
Data: 24/07/2018
Horário 10:00 horas
Local: Auditório do Centro Mãe Paranaense - Rua Ministro Oliveira Salazar 4708 – Ao lado da Auto-Escola Umuarama.
DIA NACIONAL DA DISLEXIA
O que é e quais as novas perspectivas de inclusão educacional para crianças com dislexia?