Terça-feira, 26 de novembro de 2024 Login
O diagnóstico precoce é importante, pois quando tratada desde cedo, mais facilmente a doença consegue ser controlada.
Foto: Divulgação
O Alzheimer é considerado precoce quando é diagnosticado antes do 65 anos de idade e neste caso ele é sempre hereditário. Seus principais sintomas podem incluir falhas da memória, confusão mental ou irritabilidade e agressividade, surgindo muitas vezes por volta dos 30 anos de idade. O diagnóstico precoce é importante, pois quando tratada desde cedo, mais facilmente a doença consegue ser controlada.
Quando os primeiros sintomas surgem, são muitas vezes são confundidos com estresse e distração, e por isso é muito importante ficar atento, especialmente quando existe histórico familiar da doença.
Como Identificar o Alzheimer Precoce
Sintomas do Alzheimer Precoce Alguns sintomas de Alzheimer Precoce incluem:
-Falhas da memória como esquecer onde estão os óculos ou esquecer o que foi fazer no quarto que tornam-se cada vez mais comuns;
-Confusão mental como não saber onde está ou o que foi fazer ali;
-Trocar o lugar das coisas como guardar o telefone dentro da geladeira, por exemplo;
-Irritabilidade e agressividade;
-Apatia;
-Angústia e depressão;
-Perda dos movimentos como dificuldade para levantar-se sozinho;
-Perda da cognição como dificuldade em realizar contas simples como 3 x 4;
-Hipersexualidade;
-Insônia, dificuldade para dormir ou vários despertares noturnos.
-Em caso de suspeita de Alzheimer pode-se responder a um questionário que aborda 10 questões sobre o dia a dia da pessoa. Veja quais são estas perguntas em: Teste rápido para saber se pode estar com Alzheimer.
Idade do Alzheimer precoce
Estes sinais muitas vezes são confundidos com estresse e distração, mas indivíduos que tenham familiares próximos diagnosticados com Alzheimer devem estar atentos a estes sinais que podem começar a surgir por volta dos 30, 35 anos de idade. Há casos de indivíduos que começaram a apresentar os primeiros sinais de Alzheimer aos 30 anos mas o diagnóstico da doença só foi feito 10 anos depois quando a doença já estava mais avançada.
No caso do Alzheimer precoce os sintomas da doença instalam-se de forma muito mais rápida que nos idosos e a incapacidade de cuidar de si próprio surge muito cedo, necessitando da ajuda de cuidadores por volta dos 60 anos.
Diagnóstico do Alzheimer precoce
O diagnóstico do Alzheimer precoce é feito através:
Observação dos sinais e sintomas da doença;
Comprovação de comprometimento cerebral através de exames de imagem e testes de memória.
Se você está suspeitando que possa ter essa doença ou que alguém próximo pode ter.
Tratamento para Alzheimer precoce
O tratamento para o Alzheimer precoce deve ser instituído o mais rápido possível para ajudar a diminuir os sintomas e evitar a progressão da doença. O indivíduo poderá beneficiar-se de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e conhecimento sobre a doença e suas limitações.
Em média, o tempo de vida do indivíduo com Alzheimer é de aproximadamente 10 a 15 anos após o diagnóstico da doença mas quanto antes a doença for descoberta, melhor o prognóstico.
Fonte: Tua Saúde