Domingo, 24 de novembro de 2024 Login
Para evitar conflitos, a Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacinação contra Covid-19 e contra Influenza ocorrerão neste sábado (17) em Umuarama, porém em UBS diferentes.
Vacina contra gripe
A imunização contra a gripe será disponibilizada para crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, puérperas, indígenas e profissionais de saúde que tenham tomado vacina contra a Covid-19 há pelo menos 14 dias. Esse grupo deverá procurar as unidades básicas de saúde Sonho Meu, Parque Industrial, Jardim Lisboa, Cohapar II (São Cristóvão), Serra dos Dourados, Lovat e Santa Eliza, das 8h às 16h. A secretaria informou ainda que não haverá mais o ponto de vacinação no Centro Cultural Vera Schubert. A população deverá procurar as UBS citadas acima para receber a imunização.
“A população que precisa tomar a vacina contra a gripe deverá procurar as UBS dos bairros citados para receber a imunização. Precisamos prevenir a contaminação do vírus influenza que, em sua forma mais grave, pode desencadear sérios problemas respiratórios, provocando inclusive internações. E nesse momento, há uma grande escassez de leitos por conta da pandemia de coronavírus”, alertou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.
Vacina contra covid-19
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu um novo lote de vacinas contra o coronavírus (primeira dose) e programou uma vacinação especial para este sábado, 17, a partir das 8h e enquanto durar o estoque. Será atendido o grupo de pessoas com 64 ou mais.
A vacina estará disponível nas unidades básicas de saúde Cidade Alta, Jardim Cruzeiro, Ouro Branco, Posto Central, Primeiro de Maio, San Remo e no Centro de Saúde Escola (no campus sede da Unipar). Os aplicadores respeitarão a ordem de chegada, mas haverá distribuição de senhas para organizar a aplicação.
Cecília Cividini lembra que é importante levar o Cartão SUS, os documentos de CPF e RG e um comprovante de endereço. “Recebemos mais 2,3 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, aproximadamente, e para agilizar a vacinação decidimos abrir as UBS neste sábado, estrategicamente localizadas dentro do município para que os moradores não tenham de se deslocar por grandes distâncias”, disse a secretária.
A vacinação deve continuar normalmente na próxima semana. O Paraná recebeu na noite de quinta-feira, 15, um carregamento com 368.050 doses de vacinas contra a Covid-19 e a previsão era que a nova remessa de imunizantes encaminhados pelo Ministério da Saúde começasse a ser despachada para as 22 Regionais de Saúde ainda na tarde de sexta-feira (16). São 142.800 doses da CoronaVac/Butantan e 225.250 doses da vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, que estão sendo separadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba.
Com informações da PMU
Fotos: PMU