Domingo, 24 de novembro de 2024 Login
Os golpistas se intitulam do Ministério da Saúde, na tentativa de passar credibilidade
Foto: Assessoria
Várias pessoas de Umuarama e região estão recebendo uma mensagem pelo WhatsApp que inicialmente promete informar sobre o local de vacinação de cada um. Cuidado, é golpe! – Alerta a Associação Médica de Umuarama – AMU. Os golpistas se intitulam do Ministério da Saúde, na tentativa de passar credibilidade.
Na mensagem, o usuário é instruído a clicar no link. Essas páginas falsas solicitam o cadastro de dados pessoais dos usuários, sob o pretexto de coletar informações para a vacinação. Essa prática é conhecida como phishing, que tem o objetivo de roubar os dados e utilizá-los para práticas criminosas.
O Ministério da Saúde informou ainda no começo de janeiro que não faz agendamentos de vacinação, não pede dados da população, não liga e nem envia códigos para que os cidadãos se cadastrem para tomar a vacina. “O Ministério da Saúde não telefona para marcar vacinação e jamais pede esse tipo de confirmação de dados”, informou em seu site oficial.
Caso receba essas ligações ou mensagens pelo celular, a orientação é não fornecer nenhum dado e denunciar às autoridades competentes.
Fica o alerta, se receber essa mensagem denuncie, bloqueie o número, e não clique em nenhum link. Em Umuarama, as denúncias podem ser feitas através do 190 – Polícia Militar ou no WhatsAPP (44) 99734-4199, Disk Denúncia da Polícia Civil.
Como se proteger
O código de ativação do WhatsApp enviado por SMS é pessoal e não deve ser compartilhado com outras pessoas. Com ele em mãos, os criminosos podem usar o seu perfil para falar com seus contatos e grupos ou para praticar crimes. Portanto, desconfie de contatos de empresas, órgãos e instituições e não compartilhe o código do WhatsApp com ninguém, especialmente se você não tiver solicitado ou se ele for pedido por pessoas desconhecidas ao telefone.
Outra recomendação é ativar a verificação em duas etapas nas configurações do mensageiro. O recurso é uma camada extra de segurança que solicitará uma senha de seis dígitos antes de abrir o perfil. Esse código será criado por você, logo, outras pessoas não conseguirão entrar na conta.
LOIS LONGUI
Jornalista
MOVIMENTO SAÚDE - COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
Com informações do Ministério do Saúde, Agência Brasil e Tech Tudo