Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 Login
Em reunião com secretários de saúde de todos os 19 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios 12RS, no início da tarde de quinta-feira (19) ficou decidido o cancelamento de todas as consultas, cirurgias e procedimentos eletivos agendados, bem como o bloqueio do agendamento de novos serviços, a partir de sexta-feira (20). A medida é para prevenir a proliferação do novo coronavírus – COVID-19.
“Se as medidas preventivas não forem tomadas corremos o risco de chegar, em poucos dias, a mesma situação que está vivendo a Itália, por exemplo”, disse o presidente do Cisa-Amerios, prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso.
A secretária de Saúde de Umuarama, Cecília Cividini também participou da reunião. Segundo ela, a crise do Coronavírus é mundial e a união de todos os esforços é fundamental para conter o avanço da doença.
Cardoso reiterou que o cancelamento dos atendimento no Cisa-Amerios é imprescindível. “A maioria dos nossos pacientes é de idosos, pessoas com necessidades especiais e portadores de doenças crônicas. Manter o funcionamento seria um grande risco aos nossos pacientes e profissionais”, destacou.
Segundo ele, assim que passar o momento de crise, as consultas, cirurgias e procedimentos que estavam agendados previamente serão remarcados em caráter prioritário e o agendamento liberado.
A reunião foi realizada no refeitório do Cisa-Amerios, local amplo e aberto e as cadeiras foram posicionadas a um metro de distância cada uma. Só puderam participar da reunião os secretários de saúde, diretores do Cisa e alguns representantes da imprensa, num total de 25 pessoas.
O QUE MUDA EM CADA SETOR
O Serviço de Atenção Farmacêutica do Cisa-Amerios, que fornece medicamentos para Aids, Tuberculose, Hanseníase e Hepatites para pacientes dos municípios consorciados e também para Umuarama, irá dispensar medicamentos para o período de dois meses, para que não haja a necessidade do paciente sair de casa.
As atividades e atendimentos no CAPS-AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, como consultas médicas, atividades de ressocialização e grupos de terapia, também foram suspensas durante a crise do Coronavírus. Uma equipe trabalhará em regime de plantão para atender somente casos de urgência ou emergência.
Todas as consultas e procedimentos agendados para o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas também ficam suspensos, a partir de sexta-feira, bem como o agendamento de novos procedimentos. Haverá uma equipe de plantão para o atendimento de situações emergenciais.
O ambulatório de feridas funcionará de maneira remota, prestando atendimento presencial apenas para os casos graves.
O ambulatório de ortopedia irá atender apenas pacientes com retorno pós-operatório já agendado. Os atendimentos serão individualizados para evitar aglomeração. Novas consultas, cirurgias e procedimentos ficam bloqueados a partir de sexta-feira.
Os serviços de Raio-X, Ultrassom, bem como exames laboratoriais e de imagem especializados realizados no Cisa-Amerios ou em clínicas credenciadas já agendados serão cancelados e novos agendamentos estão bloqueados.
Os serviços internos, como manutenção e limpeza funcionarão em regime de escala. O setor administrativo do Cisa-Amerios também irá funcionar em regime de escala, ficando bloqueado o credenciamento de novas clínicas e profissionais, por tempo indeterminado.
Foi recomendado que cada município crie seu Plano de Contingência, de acordo com a realidade de cada um e que reforcem o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs para todos os trabalhadores da área da saúde e outras áreas prioritárias que não podem deixar de funcionar.