Domingo, 24 de novembro de 2024 Login
Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir o agravamento do quadro e controlar o problema durante a gestação
O aparecimento de varizes durante a gestação é um problema comum. Ocorre devido a alterações no corpo feminino como, pressão do útero sobre a veia cava, aumento de peso, alteração gravitacional, alterações hormonais, entre outros. Contudo, a gravidez não provoca as varizes, apenas faz com que o quadro se agrave.
As varizes incomodam muito e podem prejudicar a qualidade de vida da gestante.
“São dilatações das veias superficiais dos membros inferiores, que ocorrem por um mecanismo de aumento da pressão em seu interior. Ocorrem tanto pela ação hormonal quanto por um fator obstrutivo que o útero gera com seu crescimento ao longo das semanas”, explica o médico cirurgião vascular, Guilherme Antônio Schimitt (CRM 6819).
Segundo ele, os sintomas mais comuns são: dor, especialmente no final da tarde e início da noite, sensação de peso e inchaço nas pernas. Manchas escuras acompanhadas de prurido, crises de eczemas, processos alérgicos e celulites crônicas (inflamação do tecido gorduroso) também são comuns.
“Ao contrário do que muitos pensam a gestação não é a responsável pelo aparecimento das varizes, ela só piora um problema já existente”, ressalta o médico.
De acordo com o especialista, muitas mulheres não sabem que têm varizes, pois elas estão abaixo da pele e por serem pequenas não causam dor.
“O agravamento das varizes durante a gestação está relacionado à ação de hormônios como o estrogênio e a progesterona. A maior pressão que o útero passa a exercer sobre a veia cava, que passa ao lado da coluna vertebral cria um obstáculo para a circulação de retorno venoso, que acaba se acumulando e dilatando os vasos sanguíneos dos membros inferiores”, explica.
Prevenção e tratamento
A mulher precisa aguardar o final da gestação para iniciar o tratamento das varizes. Contudo, algumas medidas simples podem ajudar a prevenir o agravamento do quadro e controlar o problema durante a gestação.
“Controle de peso, reforço muscular e atividade física regular de baixo impacto, uso de meia elásticas, alimentação saudável associado a ingestão de água são alguns dos fatores que podem ajudar a evitar o aparecimento das varizes e aliviar seus sintomas”, recomenda o médico.
CARDIOLOGIA
Dores na mandíbula e no braço podem indicar sinais de um pré-infarto; saiba como identificar
NOVIDADE
COMUNICAÇÃO PARA A SAÚDE
Informação que salva vidas: a importância da mídia em campanhas como o Novembro Azul