Sábado, 23 de novembro de 2024 Login
O sucesso de uma empresa vai além da competência na gestão de projetos e recursos – um sábio líder corporativo investe na boa gestão de pessoas. Uma empresa não é nada sem sua equipe – cada colaborador é protagonista no processo de evolução da instituição, e deve ser devidamente reconhecido por seu importante papel no desenvolvimento do negócio. Uma boa maneira de reconhecer a importância do colaborador é demonstrando que a empresa o enxerga como pessoa, e não como mão-de-obra – o investimento em saúde e bem-estar é uma excelente opção.
Se destaca entre a concorrência toda empresa que oferece suporte e condições de trabalho para que os colaboradores vivam uma rotina mais saudável. Tal atitude demonstra cuidado e atenção com a qualidade de vida do colaborador que, por consequência, se sente valorizado e satisfeito em fazer parte da equipe. Toda forma de satisfação dos funcionários se converte em maior engajamento com a causa da empresa.
SAÚDE X COMPETITIVIDADE
A empresa que não investe na saúde de seus colaboradores sai perdendo para a concorrência – saúde e qualidade de vida são fatores de grande impacto na competitividade entre as empresas. Tudo está relacionado à eficácia da gestão de saúde: faltas, atestados, afastamentos, aposentadoria precoce, adoecimentos e acidentes de trabalho são contratempos majoritariamente provocados por falta de cuidado com a saúde da equipe, e significam um grande impacto na produtividade da corporação. Cada vez que um funcionário precisa se ausentar de suas funções para cuidar da saúde, há um desfalque na produção habitual da empresa – criando, assim, um momento de vulnerabilidade diante das empresas de mesmo setor. Um sábio empreendedor reconhece que o investimento na saúde do colaborador é peça chave para não abrir margem para ameaças vindas da concorrência.
Além disso, não é preciso chegar ao ponto de afastamento para que os impactos sejam sentidos. Sem saúde não há produtividade. Todo trabalhador precisa estar com a saúde mental e física em dia para desempenhar plenamente suas funções – e é preciso reconhecer que o estilo de vida contemporâneo não favorece a vida saudável. Sedentarismo, alimentação não nutritiva, desidratação, estresse constante – esse conjunto de hábitos modernos é um prato cheio para adoecer o corpo e a mente. Sabendo da vulnerabilidade oferecida pelo estilo de vida vigente, as empresas devem pensar à frente e proporcionar assistência à saúde de sua equipe. Desta forma, os colaboradores vivem com mais qualidade e a empresa reduz contratempos.
ATITUDE CURATIVA X PREVENTIVA
As empresas podem garantir maior estabilidade ao mudar a postura em relação à saúde do funcionário – de curativa (ações pós diagnóstico, com intuito de curar enfermidades já estabelecidas) para preventiva (exames de rotina e acompanhamento médico regular, para detectar e remediar alterações de quadro antes que se tornem patológicas). Além de evitar afastamentos e queda da produtividade, a postura preventiva diminui a probabilidade de diagnósticos graves inesperados, expande a eficácia dos tratamentos com o diagnóstico precoce e eleva a expectativa e qualidade de vida dos colaboradores.
Se você quer investir mais atenção na saúde de sua equipe, comece revisando a ergonomia do ambiente de trabalho, implementando horários semanais de ginástica laboral e promovendo palestras instrutivas sobre segurança no trabalho. Também é legal organizar esporadicamente a realização de massoterapia e exames gerais no próprio ambiente empresarial, bem como disponibilizar um psicoterapeuta para acompanhamento da equipe. Outra boa ideia é contratar um plano de saúde empresarial: é um investimento único, personalizado para as demandas próprias do seu negócio e que garante segurança e assistência 24 horas para seus funcionários.
Fonte: agemed.com.br
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