Sábado, 23 de novembro de 2024 Login
Um estudo feito por cientistas da Universidade da Califórnia demonstrou que mulheres com estilo de vida sedentário são, biologicamente falando, 8 anos mais velhas do que aquelas que são ativas.
A pesquisa foi feita com 1.481 mulheres de 64 a 95 anos. Os pesquisadores identificaram que as participantes que tinham costume de ficar muito tempo sentadas (10 horas ou mais) e faziam menos de 40 minutos de exercícios diariamente eram, no mínimo, 8 ano mais velhas.
Para descobrir isso, mediram o tempo parado com um aparelho que era utilizado ao decorrer do dia. O instrumento servia para registrar o movimento de cada pessoa. Segundo os pesquisadores, a conexão entre ficar muito tempo sentado e baixa frequência de atividade física poderia ser responsável pelo envelhecimento precoce das células.
Ademais, os estudiosos tinham o objetivo de medir a influência da falta de exercícios no tamanho (comprimento) dos telômeros das células de defesa. Para quem não sabe, telômeros são componentes que ajudam a proteger as células da deterioração e a evitar mutações nocivas. Contudo, ao passar dos anos, eles sofrem desgaste naturalmente, fazendo a célula funcionar mal – o que explica o aparecimento de doenças.
Desse modo, as mulheres sedentárias teriam os telômeros ainda mais afetados, já que a prática de exercícios ajuda na proteção das células.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que se faça, no mínimo, 150 minutos semanais de atividade física moderada.
Fonte: blog.dietaesaude.com.br
CARDIOLOGIA
Dores na mandíbula e no braço podem indicar sinais de um pré-infarto; saiba como identificar
NOVIDADE
COMUNICAÇÃO PARA A SAÚDE
Informação que salva vidas: a importância da mídia em campanhas como o Novembro Azul