Sábado, 23 de novembro de 2024 Login
Muita gente não sabe, mas a pele é considerada o maior órgão do corpo humano. É nela que ficam registradas de forma mais evidente não só as marcas da passagem do tempo, mas as escolhas feitas ao longo da vida.
Para ressaltar a importância do cuidado precoce com essa estrutura que nos protege das mais variadas formas, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica lançou a Campanha pela Saúde da Pele.
A ideia é ampliar o conhecimento sobre os cuidados com a pele e fornecer informações que ajudem a prevenir o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças relacionadas a esse órgão. Veja a seguir algumas dicas de como ter uma pele mais saudável em todas as idades.
Alimentação
Faça refeições equilibradas, priorizando o consumo de frutas, verduras, cereais integrais e proteínas magras. O corpo precisa de nutrientes na medida certa. Sem uma dieta saudável, deixa de produzir certas substâncias importantes para apele ou pior: não consegue eliminar algumas toxinas que prejudicam o corpo, o que deixa a pele desprotegida.
Dica: alimentos ricos em vitamina A (mamão, cenoura e brócolis) ajudam a equilibrar a oleosidade e são indicados para peles mistas ou oleosas. Já os ricos em vitaminas E (arroz integrar e germen de trigo) aumentam a hidratação de dentro para fora e por isso são indicados para quem tem a pele seca.
Exercícios
O sedentarismo aumenta o acúmulo de gordura, deixando a pele mais esticada e mais flácida, e elevando o risco de diversas doenças. Além de produzir neurotransmissores que melhoram a sensação de bem-estar, a atividade física regular e moderada produz mais antioxidantes, substâncias que ajudam a evitar o envelhecimento precoce da pele.
Mais calma
O estresse está por trás de muitos problemas como depressão, ansiedade, doenças cardíacas e ganho de peso. Isso porque as alterações emocionais geradas pelo estresse provocam aumento na liberação de hormônios que prejudicam as defesas do organismo. Como maior órgão do corpo, a pele também sofre com isso, ficando mais vulnerável a doenças. Mesmo vivendo em uma grande cidade, tente se organizar para levar uma vida menos estressante. Sua pele agradece.
Quer uma pele saudável? Evite:
- Alimentos gordurosos de doces (eles aumentam a flacidez da pele)
- Fumo (o tabaco prejudica a oxigenação da pele, gerando flacidez, manchas, rugas e envelhecimento precoce)
- Álcool (ele aumenta a oxidação dos tecidos e assim favorece o envelhecimento da pele)
- Poluição (as toxinas presentes nela agridem a pele)
- Radiação solar (a exposição a ela é cumulativa e pode levar ao câncer de pele)
Fonte: Campanha pela Saúde da Pele (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
CARDIOLOGIA
Dores na mandíbula e no braço podem indicar sinais de um pré-infarto; saiba como identificar
NOVIDADE
COMUNICAÇÃO PARA A SAÚDE
Informação que salva vidas: a importância da mídia em campanhas como o Novembro Azul