Domingo, 24 de novembro de 2024 Login
Berinjela é um alimento rico e leve. A cada 100 gramas tem apenas cerca de 30 calorias. Contêm fibras, carboidratos, vitaminas e minerais, tais como: vitamina-B, Vitamina C, Vitamina K, Zinco, Potássio, Cálcio, Ferro e Magnésio. Contem poderosos antioxidantes que fazem bem ao coração, ao cérebro e ajudam a prevenir uma série de doenças.
É um alimento considerado “chave” em qualquer dieta saudável e também gostosa. A berinjela é de fácil manipulação e pode ser ingrediente principal de uma variedade enorme de pratos quentes e frios, doces e salgados.
De acordo com a nutricionista Caroline Alves não há mal nenhum em consumir berinjela diariamente. “É um alimento funcional”, garante. A nutricionista enumera alguns dos principais benefícios da berinjela.
Benefícios para o coração: Ela contém 0% de colesterol e de gorduras saturadas, também possui um antioxidante chamado nasunin, que reduz o nível de colesterol ruim (LDL).
Benefícios para o cérebro: Os fitonutrientes e os antioxidantes presentes nas berinjelas ajudam a proteger as células do cérebro contra os radicais livres. Os radicais livres podem causar danos às células, através do processo de oxidação.
O antioxidante nasunin, ajuda a proteger os lipídios na membrana celular. A berinjela também ajuda a cuidar da saúde do sistema nervoso, pois é muito rica em vitaminas do complexo B. Um exemplo disso é a vitamina B6, que ajuda na regulação da fadiga mental e a melhorar o humor.
Benefícios para os diabéticos: O consumo diário de berinjela é uma boa forma de evitar o diabetes tipo 2. Contêm baixo nível de carboidratos, rica em fibras e fenóis, que ajudam a regular os níveis de glicose no sangue.
Para a pele: Os nutrientes que as berinjelas possuem são ótimos para que possamos ter uma pele sempre saudável e bonita. São ricas em vitaminas, antioxidantes e vários minerais. Essas propriedades fazem muito bem para a nossa saúde em geral deixam nossa pele sempre bonita. Os antioxidantes protegem a pele dos radicais livres, que podem causar o aparecimento de rugas e causam também o envelhecimento precoce da pele. A vitamina C presente na berinjela ajuda a manter a pele sempre macia e suave.
Demais benefícios da berinjela:
A berinjela destaca-se também por apresentar uma grande quantidade de água, essencial para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas nas células corporais. Por ser rica em fibra alimentar é ótima para a digestão. Também atua formando um gel que ajuda na saciedade, ajudando assim o trânsito intestinal. O intestino vai funcionar melhor pois as toxinas serão eliminadas de forma muito mais eficaz. Por ser rica em água e flavonoides ela ajuda na circulação do sangue e o potássio presente nela, auxilia a controlar a pressão arterial. O legume pode ainda ser consumido grelhado, assado ou cozido.
Receitinhas da nutri
A nutricionista Caroline Alves preparou uma série de receitas gostosas e também saudáveis para que possamos incluir a berinjela no nosso cardápio diário e aproveitar todos os seus benefícios. Bastante versátil, pode ser servida quente ou fria, nas mais diversas combinações. Confira:
Acompanhada de outros vegetais como o tomate, que é rico em vitamina C e a cebola, que possui potássio e ferro, a berinjela de forno dá origem a um prato bastante nutritivo. Aprenda como prepará-lo:
Ingredientes:
1 berinjela grande inteira crua;
1 cebola pequena crua;
1 tomate médio;
1 colher de sopa de orégano seco;
1 colher sopa de vinagre;
½ colher de sopa de azeite de oliva extra virgem.
Modo de preparo:
A berinjela assada com cebola e tomate rende quatro porções, com cerca de 66 calorias em cada uma delas.
INGREDIENTES
- 2 Berinjelas descascadas
- ¼ de xícara de maionese de soja
- 4 dentes de alho amassados (ou mais se preferir)
- 2 xícaras de cheiro-verde
- Caldo de 3 limões
- Sal a gosto
Modo de Preparar
Corte as berinjelas em fatias de comprido, e pique bem miudinho. Deixe as berinjelas de molho durante duas horas em 2 xícaras de água com o caldo dos limões. Esprema bem, tirando a água, e junte os demais ingredientes. Se você for servir este patê pela manhã ou no almoço, pode enriquecê-lo com nozes ou amêndoas picadinhas. Se preferir, adicione gergelim no lugar das castanhas.
INGREDIENTES
- 2 Berinjelas médias
- 2 Dentes de alho amassados
- 1 cebola média picadinha
- ½ colher (sopa) de orégano
- 1 colher (sopa) de azeite
- 3 colheres (sopa) de azeitona verde picadinha
- Caldo de um limão grande
- Sal a gosto
MODO DE PREPARAR
Corte as berinjelas no formato de palitos. Abafe em pouca água com gotas de limão em um pouco de sal. Quando bem moles, escorra e leve para gelar. Tempere então com os ingredientes restantes.
ASSADO DE BERINJELA
INGREDIENTES
- 3 berinjelas
- 2 tomates sem pele nem sementes
- 2 ovos
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
- 3 colheres (sopa) de azeite
- sal a gosto
MODO DE PREPARAR
Corte as berinjelas sem descascar e coloque para cozinhar com água e sal. Quando estiverem cozidas, amasse-as. Refogue separadamente a cebola e o alho, junte os tomates e o sal. Misture bem com a berinjela. Coloque no fundo de uma forma uma parte dos ovos batidos, a berinjela e cubra com o restante dos ovos. Leve ao forno.
BERINGELA EMPANADA
INGREDIENTES
- 2 berinjelas
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1 xícara de farinha de rosca
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho amassados
- orégano, salsa, cominho e sal a gosto
MODO DE PREPARAR
Corte a berinjela em fatias na largura de um dedo e depois corte-as novamente ao meio de modo que fiquem menores. Rale a cebola, junte a salsa bem picada, o alho, um pouco de orégano, cominho e sal. Deixe a berinjela descansar nesses temperos por 30 minutos. Em uma tigela a parte, misture a farinha de trigo integral e a farinha de rosca (se for necessário, acrescente um pouco de sal). Passe as fatias na mistura de farinhas e coloque-as para assar em forma untada e enfarinhada, tendo o cuidado de regá-las com azeite de oliva de vez em quando. Servir quente.
CARDIOLOGIA
Dores na mandíbula e no braço podem indicar sinais de um pré-infarto; saiba como identificar
NOVIDADE
COMUNICAÇÃO PARA A SAÚDE
Informação que salva vidas: a importância da mídia em campanhas como o Novembro Azul