Domingo, 24 de novembro de 2024 Login
Grupos de profissionais das Unidades de Saúde de Umuarama e região estão sendo reunidos para unificar os protocolos
Foto: Rosi Rodrigues
O Hospital e Maternidade Norospar de Umuarama criou um Escritório de Qualidade para gerenciar e controlar a qualidade dos procedimentos realizados na unidade hospitalar. O objetivo é a busca da excelência em todos os atendimentos da instituição. Uma das estratégias é reunir os profissionais das Unidades de Saúde que fazem o encaminhamento de pacientes para trocar informações e unificar os processos.
Reuniões pontuais integram enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistente sociais, fisioterapeutas e outros profissionais.
“O escritório de qualidade foi criado para promover melhorias em todos os processos da instituição. O objetivo é gerenciar os procedimentos, instituir e implantar as metas de segurança do paciente e com isso melhorar a qualidade do atendimento, a expectativa de vida, diminuir a questão da mortalidade materno infantil na maternidade. A busca pela excelência passa necessariamente pelo controle de qualidade”, comenta a enfermeira Letícia Kruger Z. Rebello (COREN: 113574), que gerencia o Escritório de Qualidade do Norospar.
Desde o atendimento do paciente na Unidade Básica de Saúde ,durante o pré-natal até o parto das gestantes, ou situações que necessitem de atendimento especializado no hospital passam a ser interligados.
Essa padronização permite aos profissionais que prestam atendimento ao paciente acesso a todas as informações de caráter médico, psicológico, social, econômico ou cultural que possam ser relevantes para o tratamento.
Somente profissionais habilitados têm acesso aos dados. “Todo tratamento é individualizado. Cada caso é tratado como único. Isso aumenta mais ainda a necessidade de um protocolo de segurança bem detalhado, que identifique não só os riscos, mas também as necessidades e peculiaridades do paciente”, enfatizou a enfermeira.
Estreitar o relacionamento em todas as frentes pode ajudar na hora de tomar uma decisão importante.
“Temos o objetivo comum de promover o bem-estar dos pacientes. Esta parceria é importante e vai agregar qualidade ao acolhimento, tanto nas unidades quando no hospital. Desta forma podemos tomar decisões em conjunto, especialmente no caso das gestantes”, destacou a enfermeira Daysi Mara Murio Ribeiro Rodrigues (COREN 272589).
EMPREENDEDORISMO FEMININO
A trajetória da cabeleireira Maria Augusta e o seu legado ao empreendedorismo feminino