Terça-feira, 9 de setembro de 2025 Login
“A Norospar se consolida como referência em saúde no Noroeste do Paraná pela solidez, força, tradição e, sobretudo, pelo comprometimento de cada pessoa que faz parte desta instituição”, afirmou o Dr. Luiz Batista de França, presidente da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná. A declaração foi feita em alusão ao aniversário da entidade, que completa 22 anos de criação nesta terça-feira, 9 de setembro de 2025.
A trajetória da Norospar remonta ao início da década de 1970, com a criação da Casa de Saúde São Paulo, o primeiro prédio construído em Umuarama originalmente para ser hospital, seguindo os padrões modernos da época. Em 2003, um novo marco foi estabelecido com a fundação da Norospar, que assumiu a gestão de uma unidade hospitalar e passou a escrever um novo capítulo na história da saúde regional.
Hoje, a instituição atende prioritariamente pelo SUS – Sistema Único de Saúde –, por meio de convênios com o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), por intermédio da 12ª Regional de Saúde, e com a Prefeitura de Umuarama e outras prefeituras da região. Atende também por meio de convênios, planos de saúde e atendimento particular, em diversas especialidades.
A Norospar é referência regional em Neurocirurgia (Alta Complexidade), Obstetrícia de baixa, média e alta complexidade, Neonatologia, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e pediátrica.
A estrutura atual é robusta e preparada para atender diferentes níveis de complexidade: 10 leitos de UTI Neonatal, 2 leitos de UTI Pediátrica, 2 leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), 3 leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), 10 de UTI Adulto, além de 8 leitos de enfermaria pediátrica do SUS, 27 leitos de maternidade SUS, 31 de enfermaria geral adulto e 30 leitos destinados a convênios e atendimentos particulares.
BANCO DE LEITE HUMANO – BLH NOROSPAR
Sensível ao desafio da mortalidade infantil e neonatal na região, a Norospar iniciou, em 2018, um projeto ousado para garantir leite materno aos prematuros internados em sua UTI Neonatal: nasceu, aí, a ideia da criação de um Banco de Leite Humano em Umuarama.
O primeiro passo foi a criação de um Posto de Coleta de Leite Humano. No início, o leite coletado era enviado a Cascavel para pasteurização. Em 2020, o Rotary Club de Umuarama Catedral, em parceria com o Rotary Internacional, viabilizou a aquisição de equipamentos para a Central de Pasteurização, que entrou em funcionamento em 2021, com o apoio de instituições locais e do poder público. Nascia, assim, o Banco de Leite Humano (BLH) Norospar, um marco na promoção da amamentação e na redução da mortalidade neonatal e infantil.
Outro pilar da instituição é a formação médica. Em 2013, foram implantados os Programas de Residência Médica, aprovados pelo MEC. Até 2025, já foram formados 77 especialistas em áreas como Anestesiologia, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva e Neonatologia. Além da formação, a Norospar se destaca pela pesquisa científica e pelo incentivo à humanização, preparando médicos para unir técnica avançada e empatia no cuidado ao paciente.
“São 22 anos de uma trajetória construída em conjunto, com muito trabalho, dedicação e confiança. Seguimos firmes na missão de transformar vidas”, reforçou o Dr. França, presidente da Norospar.
E completou: “A Norospar está sempre em evolução, atuando hoje com os olhos no futuro, para construir uma medicina cada vez melhor e oferecer à população da região um atendimento de excelência, humano e transformador.”
SETEMBRO AMARELO
Neurociência, energia e abundância