Domingo, 24 de novembro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

Foto: Obemdito

Norospar incentiva doação de leite humano com palestras e atividades

Publicado em 14/05/2018 às 17:20

O estoque de leite humano da Norospar (Associação Beneficiente de Saúde do Noroeste do Paraná), onde funciona a Maternidade de referência para Umuarama e região da Amerios, está quase zerado. A quantidade de leite doado na entidade não é suficiente para atender a demanda e os bebês prematuros da UTI Neonatal precisam do alimento para ter mais chances de viver.

Nesta segunda-feira (14), foi dada a largada para a Semana Nacional de Doação de Leite Humano. Uma série de atividades estão programadas para conscientizar as mamães de recém-nascidos sobre a importância da doação.

Para a fonoaudióloga Daiane Augusto Caetano Ribeiro, é preciso reforçar a informação. “Muitas mulheres acham que, doando, vão tirar o leite dos próprios filhos, o que não faz sentido. Quando ela amamenta o bebê, mais leite produz. Isso porque a produção depende do esvaziamento da mama”, explica Daiane.

Não é exigida uma quantidade mínima para doação. Não precisa esperar encher o potinho para fazer a entrega (no banco de leite).

Até 10 crianças podem ser beneficiadas com a doação de uma única mãe. Para suprir a necessidade da UTI Neonatal da Norospar seriam necessários pelo menos três frascos de leite materno por dia, ou cerca de 1 litro do produto, vital no tratamento dos bebês.

A coleta (ordenha) é bem simples e pode ser feita no Banco de Leite da Norospar ou na casa da mamãe. A equipe do hospital entrega um kit que a mulher utiliza facilmente. O leite coletado é colocado no congelador e pode ficar ali até 10 dias.

 

Confira o cronograma de atividades e participe.

Segunda feira

  • 14/05 as 13:30 hrs Abertura da semana de atividades
  • Palestra semanal de apresentação da maternidade, com ênfase no aleitamento materno exclusivo e doação de leite. Publico alvo gestantes                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
  • Terça feira
  • 15/05 as 08:00 hrs Atividade no Centro Mãe Paranaense com puérperas e gestantes sobre aleitamento e doação de leite. Orientações  e distribuição do folder de doação de leite.

  • as 16:00 e as 17:00 hrs  Apresentação do posto de coleta de Leite Humano (avanços e desafios, nossa produção, nossa real necessidade).

Temas abordados: incentivo a doação de leite e o aleitamento materno na unidade neonatal.

Publico alvo (Funcionários UTI Neo e maternidade). Incentivar os colaboradores a motivar as gestantes, puérperas e comunidade a doarem leite.

  • Quarta feira
  • 16/05 as 14:00 hrs  Atividade na maternidade com as mães internadas sobre o aleitamento materno  e a doação de leite. Orientações às mães sobre manejo de amamentação e doação de leite. Entrega de folders

 

  • as 16:00 e as 17:00 hrs  Apresentação do posto de coleta de Leite Humano (avanços e desafios, nossa produção, nossa real necessidade).

Temas abordados: incentivo a doação de leite e o aleitamento materno na unidade neonatal.

Publico alvo (Funcionários UTI Neo e maternidade). Incentivar os colaboradores a motivar as gestantes, puérperas e comunidade a doarem leite.

  • Quinta feira
  • 17/05 as 16:00 hrs  Atividade com grupo de  mães que irão se reunir na maternidade para troca de vivencias em relação ao aleitamento materno exclusivo, exterogestação e a doação de leite. Atividade Hora da doação. Participação da Doula Cinthia
  • Sexta feira
  • 18/05 as 14:00 hrs Atividade na maternidade com as mães internadas sobre o aleitamento materno  e a doação de leite. Orientações as mães sobre manejo de amamentação e doação de leite. Entrega de folders
  • Sábado
  • 19/05 as 10:00 hrs  Coffee para finalizar a semana e comemorar o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, serão certificadas as mães  doadoras de leite materno as quais vão se  encontrar com mães receptores do leite doado que tem seus bebes em UTI.
Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio