Domingo, 8 de dezembro de 2024 Login
Representantes da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Norospar, participaram da Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios, na tarde desta sexta-feira (5), para pedir o apoio dos municípios da região para ampliar a arrecadação de leite materno para o Banco de Leite Humano Norospar.
O leite materno arrecadado e pasteurizado pelo BLH Norospar beneficia bebês de toda a região, tendo em vista que a instituição é referência em Obstetrícia, Pediatria e Neonatologia para todos os municípios que integram a 12ª Regional de Saúde.
Atualmente são arrecadados cerca de 630 litros de leite humano por ano. Em média, 450 mulheres lactantes são cadastradas como doadoras todos os anos. A maioria das doadoras é moradora de Umuarama. A meta da instituição é ampliar esses números, arrecadando também de doadoras dos municípios da região. O principal entrave para isso é o transporte.
“Muitas mulheres que moram em municípios da região nos procuram com a intenção serem doadoras, mas esbarramos na dificuldade que é o transporte até Umuarama. Por isso estamos mantendo diálogo e buscamos o apoio desses municípios para o transporte do leite até o BLH Norospar”, disse o Dr. Luiz Batista de França, presidente da Norospar e médico responsável técnico do BLH.
A fonoaudióloga do BLH Norospar, Daiane Ribeiro e a coordenadora da Maternidade Norospar, Amanda Vasques também participaram da reunião, informando aspectos técnicos sobre o armazenamento e transporte do leite humano.
O BLH fornece os kits para a coleta e armazenamento do leite materno gratuitamente e também realiza o trabalho de orientação das doadoras, através da internet. Aos municípios cabe coletar o leite na casa das doadoras e entregar no BLH Norospar.
O presidente do Cisa-Amerios, prefeito de Perobal, Almir de Almeida, pediu aos demais prefeitos e secretários de saúde presentes à Assembleia que se empenhem para viabilizar o transporte do leite humano, tendo em vista a importância desse alimento para os bebês internados em UTI Neonatal e no combate à mortalidade infantil.
COMO SER DOADORA DE LEITE MATERNO?
Mulheres em qualquer fase da amamentação, em bom estado de saúde, podem ser doadoras de leite humano. Para se cadastrar, ligue para o telefone: (44) 3621-1299 ou envie mensagem para o whatsapp (44) 98857-6075. Atendimento de segunda a sexta-feira. Horário: das 08h:00 às 11h:30 e das 13h:00 as 17h:30.
SAÚDE, ECONOMIA, MEIO AMBIENTE
‘Lixo Que Vale’, o programa da prefeitura de Umuarama que faz bem para a saúde e o meio ambiente