Domingo, 24 de novembro de 2024 Login
O Outubro Rosa chegou ao fim, mas a luta contra o câncer de mama não. Dezenas de atividades foram realizadas em Umuarama durante todo o mês com o objetivo de orientar a população sobre a prevenção a doença, especialmente como fazer o autoexame.
A Prefeitura Municipal de Umuarama, através da Secretaria de Saúde, o Governo do Estado, através da 12ª Regional de Saúde, todos os hospitais da cidade, empresas e organizações não governamentais, como os Rotary Clubs, por exemplo, realizaram ações educativas, palestras e outras atividades de orientação.
Diagnóstico precoce é a melhor arma contra o câncer de mama
Apesar das inúmeras campanhas de prevenção ao câncer de mama, o diagnóstico ainda é tardio no Brasil. A médica Dra. Ceres Giacometti (CRM 31546), fez um alerta importante durante a palestra de abertura do Outubro Rosa na Maternidade Norospar.
Segundo ela, a maioria dos casos são diagnosticados em estágios intermediários, onde a chances de cura são de cerca de 70%. “Se diagnosticado na fase inicial, a chance de cura para o câncer de mama é maior que 90%”, ressaltou a médica.
O autoexame pode ser muito efetivo se realizado da maneira correta.
Após o fim do período menstrual é a época ideal. A mulher deve estar sentada ou em pé em frente ao espelho. Além de apalpar ela deve examinar suas mamas, ver a textura da pele, observar mudanças no formato, a liberação de secreção. Qualquer alteração anormal, como uma ferida que custa a sarar, por exemplo, deve ser relatada ao ginecologista. Na imensa maioria das vezes, são problemas simples de tratar.
Eventos
UOPECAN
A Campanha Outubro Rosa tomou conta do Hospital do Câncer de Umuarama - UOPECAN. A doação e entrega dos novos móveis da Casa Vita Vitória, pela indústria de móveis Gazin, no dia 2, marcou o início das atividades no Hospital do Câncer de Umuarama. Foi uma grande festa com café da manhã especial e a presença do Robô Gazin, que se vestiu de rosa para a ocasião. O Hospital ganhou iluminação especial, decoração do rol de entrada, palestras, atividades e um gigantesco laço rosa na fachada marcaram o mês. As segundas-feiras foram dedicadas a beleza e bem-estar das pacientes internadas ou em tratamento. Em parceria com a Unipar foram oferecidos serviços de massagem, esmaltação das mãos e outros cuidados.
PREFEITURA
A Secretaria de Saúde em parceria com a 12ª Regional de Saúde e outros parceiros realizaram atividades em diversas unidades de atendimento da região, durante todo o mês. Foram ofertados consultas e exames em dias e horários alternativos, para que as pessoas que trabalham também possam se cuidar. No dia 28 aconteceu o Dia “D”, na sede da Unipar em Umuarama. O evento foi um grande mutirão de saúde, com a participação de vários parceiros.
CEMIL
A equipe do Hospital Cemil se vestiu de rosa o mês inteiro. No encerramento, funcionários e colaboradores participaram de um workshop, com mulheres que venceram o câncer e também familiares de pessoas que tiveram a doença. O objetivo foi mostrar o enfrentamento da doença e a importância do apoio das pessoas próximas durante o tratamento. Todos participaram de uma dinâmica em grupo.
NOROSPAR
A Maternidade de Umuarama realizou a Semana Rosa, de 16 a 20 de outubro, onde foram realizadas palestras, ofertadas consultas e exames para todos os funcionários e colaboradores. No dia 26 a Equipe de Humanização fez uma panfletagem no centro de Umuarama. Foram distribuídos porta-lixos para carros com orientações simples sobre o autoexame. No encerramento da campanha, no dia 31, a equipe visitou todos os setores do hospital, distribuindo material informativo para pacientes, acompanhantes e funcionários.
EMPREENDEDORISMO FEMININO
A trajetória da cabeleireira Maria Augusta e o seu legado ao empreendedorismo feminino