Neste ano não haverá orientações sobre a dengue no Cemitério Municipal, no Dia de Finados (2 de novembro). Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e também servidores da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) realizarão a limpeza após a visitação e, nos dias seguintes, a Vigilância Ambiental também fará um pente fino para eliminar possíveis criadouros de mosquitos deixados pelos visitantes.
Porém o trabalho educativo e preventivo contra a dengue vem sendo intensificado pelas equipes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde junto às escolas municipais e estaduais. Após o início do no ano epidemiológico, a cidade registra 22 casos confirmados de dengue e conta com 113 notificações em averiguação.
Nas últimas semanas, a equipe da Vigilância Ambiental levou o teatro “Um reino sem mosquito” e também o teatro de fantoches a diversos estabelecimentos de ensino e empresas, além da orientação e distribuição de panfletos em semáforos na região central. “Estivemos no Colégio Estadual Tiradentes com o projeto Escola em Ação e também fizemos conscientização na vizinhança com panfletos e cartazes”, informou o coordenador Carlos Roberto da Silva.
“Temos realizado um trabalho muito produtivo com os estudantes e até os professores têm interagido com a nossa equipe, por meio das atividades. Após a conversa com os alunos fizemos novamente a panfletagem na escola, mercado e no posto de saúde do bairro”, completou a coordenadora da Covisa, Maristela de Azevedo Ribeiro.
Além da Tiradentes, a equipe de Educação em Saúde levou informações e orientação por meio do teatro à Escola Municipal Jardim União, aos funcionários do Mercado Pimentel, Escola Municipal Tempo Integral, Escola ABC (período vespertino), Escola Municipal Rui Barbosa e também no Colégio Estadual Bento Mossurunga. “Tentamos reunir alunos e pais nas palestras do projeto contra a dengue e no CMEI do Parque San Remo tivemos um encontro bastante produtivo”, completou Maristela.
Nesta sexta-feira, a equipe da Vigilância Ambiental reuniu-se no anfiteatro do Procon Municipal para preparar uma ação integrada que será realizada no Parque Dom Bosco, no próximo dia 25. A Covisa também está na organização das ações da Semana de Combate e Controle da Dengue, que será realizada de 18 a 22 de novembro, definindo as ações que serão realizadas nos bairros em conjunto com o Comitê de Combate à Dengue de Umuarama.
Imagem de divulgação: Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde
Fonte: Prefeitura Municipal de Umuarama