Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

Será que vai dar praia? Boletim informa a qualidade da água no litoral do Paraná

Publicado em 16/02/2022 às 14:26 por Editoria Movimento Saúde

Faltando pouco mais de um mês para o fim do verão 2022, as altas temperatura são convidativas para um banho de mar. Mas será que as águas estão próprias para banho?

Essa pergunta pode ser respondida pelo Instituto Água e Terra (IAT), por meio de boletim semanal, que indica aos banhistas se o local escolhido, seja no Litoral, seja nas praias de água doce do interior do Estado, oferece riscos à saúde para banho ou prática de esportes aquáticos. 

Segundo o IAT a procura pelas informações aumentou 66% na temporada 2021/2022, em comparação com o mesmo período anterior. Os técnicos do instituto coletam amostras de água toda semana e as encaminham ao laboratório do IAT, em Curitiba. Durante a temporada de verão, o resultado desses exames é divulgado toda sexta-feira, no Boletim de Balneabilidade.

FACILIDADE 

Os dados podem ser acessados pelo site do IAT ou pelo aplicativo “Balneabilidade Estado do Paraná”, disponível gratuitamente para celulares Android. Na temporada de verão 2021/2022 a versão web foi acessada 6.097 vezes, 75% a mais que a temporada anterior. Já a versão APP teve 1.941 acessos, 43% a mais que o ano passado.

“Entre as justificativas para este aumento está a facilidade de navegar nas plataformas para ter acesso às informações. Em ambas as opções disponibilizamos o mapa interativo em que as pessoas podem buscar pelo local que desejam”, afirma Jaqueline Dorneles, chefe do Núcleo de Tecnologia e Informação do IAT.

SEGURANÇA

A análise da qualidade da água é divulgada no site do órgão ambiental estadual há mais de 30 anos. Já o aplicativo de celular está presente na vida do cidadão pela segunda temporada. O objetivo é informar a população sobre a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli), presentes em esgoto sanitário clandestino e fezes humanas e de animais de sangue quente.

A veranista Deizieli Pivatti conta que a filha e a sobrinha já tiveram alergia por se banhar em local inadequado. “Elas tiveram alergia e infecção, porque acabam tomando água quando brincam. Saber que seu filho está em um lugar seguro, sem contaminação e que não vai dar alergia no corpo, é muito bom. E com o aplicativo facilitou a vida de todos”, disse.

SERVIÇO

O IAT monitora 66 pontos: 49 no Litoral, 16 na Costa Oeste e um na Costa Norte. A análise laboratorial da qualidade da água é feita pelo IAT de acordo com a Resolução Conama nº 274/2000. O Boletim também indica 10 pontos em que rios do Litoral chegam ao mar com água de má qualidade, pois drenam áreas urbanas.

“Não é indicado se banhar nesses locais porque eles oferecem riscos para a saúde humana. Os problemas causados podem ser otites, gastroenterites, dermatites, e até mais graves, como hepatite A, cólera e febre tifóide”, afirma a bióloga Christine da Fonseca Xavier, chefe de Divisão de Monitoramento do IAT.

SINALIZAÇÃO – Além dos boletins divulgados toda semana, as praias do Litoral e de água doce no interior do Estado são sinalizadas com bandeiras. As azuis indicam local próprio para banho e prática de esportes e as vermelhas sinalizam local impróprio.

Com informações e fotos: AEN

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio