Segunda-feira, 18 de novembro de 2019

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Gisele
Anúncio - Movimento Saúde

Acispar e Cosems unem forças em prol dos consórcios de saúde do Paraná

Um levantamento do custo efetivo e sobre a situação dos Consórcios de Saúde do Paraná já está em andamento.

Publicado em 27/05/2019 às 21:39

O presidente da Acispar (Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná) e do Cisa-Amerios (Consórcio Intermunicipal de Saúde), prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso esteve em Ubiratã, na última quarta-feira (22), em reunião com a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Cristiane Pantaleão e outras autoridades, para unir as instituições, somando forças em prol de melhorias no atendimento especializado à saúde.

O primeiro passo foi dado. Um levantamento do custo efetivo  e sobre a situação dos Consórcios de Saúde do Paraná já está em andamento. Dados preliminares apontam que, atualmente, os municípios arcam com cerca de 80% dos custos com consultas especializadas, exames, cirurgias e procedimentos realizados através dos consórcios.

“O Ministério da Saúde e o Governo do Estado custeiam apenas alguns programas e serviços. O custo maior, que é com o atendimento aos pacientes, fica quase todo a cargo dos municípios”, enfatizou Cardoso durante a reunião.

Segundo ele, organizar e unir os consórcios e secretarias de saúde é o passo fundamental para mudar a realidade. “É um trabalho duro, mas necessário e que estamos nos esforçando para realizar. Essas visitas e reuniões são primordiais, para analisar a situação atual e traçar estratégias que nos ajudem a ampliar e melhorar ainda mais os serviços oferecidos aos pacientes”, disse.

Para Cristiane é fundamental e urgente a busca por mais recursos federais e estaduais para o custeio dos consórcios, visando a qualificação do atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Para ela, com a parceria, Acispar e Cosems fortalece mais ainda esta luta. “Estamos unidos, empenhados e não mediremos esforços em busca de mais recursos para a saúde”, destacou a presidente do Cosems.

 O prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte – o Baco,  o secretário de Saúde de Alto Piquiri Giovane Mendes de Carvalo e o coordenador do Cisa-Amerios, Nilson Manduca, também participaram do encontro.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio