Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

O prefeito Celso Pozzobom participou da entrega

Foto: PMU

Tablets serão utilizados para otimizar trabalho de agentes de saúde

Publicado em 10/08/2017 às 19:39

Os agentes comunitários de saúde (ACS) de Umuarama vão trabalhar com tablets a partir da próxima semana. Com recursos próprios, a Secretaria Municipal de Saúde investiu R$ 134 mil na aquisição de 122 equipamentos, que vão abastecer o sistema de informações do município com os dados colhidos pelos agentes nas visitas domiciliares e acompanhamento das famílias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada bairro.

Inicialmente serão distribuídos 107 tablets da marca Samsung, modelo Galaxy Tabe 3G (SM-T561). A entrega simbólica ocorreu na tarde desta quinta-feira, 10, na UBS do Parque Vitória Régia. A secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini, explica que os aparelhos serão utilizados nas visitas, para criação e atualização do cadastro dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O equipamento auxiliará os agentes na sua rotina diária de atividades. Antes, as anotações de acompanhamento eram feitas em fichas de papel e posteriormente digitadas no sistema, quando os ACS retornavam para suas unidades. Com a aquisição dos tablets, o serviço se tornará mais ágil, pois os registros serão lançados ao sistema no momento da visita”, afirmou a secretária.

Para o prefeito Celso Pozzobom, trata-se de uma aquisição para auxiliar os agentes de saúde, que realizam um trabalho muito importante junto à comunidade. Além disso, anunciou outras conquistas na área de saúde, obtidas nos últimos meses, como a redução da fila de espera por consultas com especialistas em mais de 50%, a recuperação de ambulâncias que foram recebidas sem condições de uso no início doa no, reformas de UBS – como a do Guarani e a retomada das obras no San Remo –, aquisição de refrigerados para conservação de vacinas em 13 UBS, compra de quatro ambulâncias novas (previsão até o final do ano), licitação de empresa para reforças e manutenção nos postos de saúde e agora a compra dos tablets para os ACS.

“Isso tudo, os investimentos em médicos, remédios e na atenção primária tem consumido 26% das nossas receitas – quando o determinado por lei é de 15%. O setor é prioritário e, embora saibamos que nunca será possível zerar todas as demandas, estamos avançando de forma significativa, melhorando o atendimento e reduzindo o tempo de espera”, completou. “O trabalho dos ACS é fundamental na qualidade dessa atenção à saúde da população e o tablet vem contribuir para isso”, completou Pozzobom.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio