Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Bebê com doença rara nos olhos é transferida da Norospar para o Hospital Pequeno Príncipe

Publicado em 08/10/2022 às 10:37 por Editoria Movimento Saúde

Uma criança recém-nascida foi transferida na tarde desta sexta-feira (7), da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná - Norospar em Umuarama para o Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba, através da Central de Regulação de Leitos da Macrorregião Noroeste e do Serviço de Transporte Aéreo do Paraná Emergência, com suspeita de uma doença rara nos olhos.

A bebezinha, que nasceu no dia 27 de outubro apresentou alterações no globo ocular, identificadas já no momento do parto, durante a primeira avaliação pediátrica. Imediatamente foi solicitada uma avaliação oftalmológica. A hipótese do diagnóstico da especialista é de glaucoma congênito, uma doença rara que afeta o nervo óptico de recém-nascidos e crianças de até três anos de idade, comprometendo o seu funcionamento, podendo causar danos irreversíveis.  Quando diagnosticada, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes.
A ação da Equipe Assistencial do Hospital Norospar foi rápida. Logo após a avaliação oftalmológica, no mesmo dia do nascimento, a paciente foi incluída na Central de Regulação de Leitos com indicação de transferência para o hospital de referência para esse tipo de atendimento, neste caso o Pequeno Príncipe em Curitiba.

Por se tratar de uma doença rara, existem poucos centros de tratamento especializados no país. Quando finalmente a vaga foi liberada, todas as providências para a remoção foram tomadas pela Equipe da Norospar. A criança e a mãe foram transportadas na ambulância do SAMU Noroeste até o aeroporto. De lá até Curitiba, elas foram acompanhadas por uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos do Paraná Emergência. 
Logo que chegou ao Hospital Pequeno Príncipe, a recém nascida foi submetida a uma bateria de exames e segue internada na UTI Neontal daquela unidade hospitalar.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio