Sexta-feira, 19 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

No Cisa-Amerios há 20 anos, Betinha celebra carreira de amor pela saúde pública 

Publicado em 04/04/2022 às 17:11 por Editoria Movimento Saúde

Quem é usuário do Consórcio Intermunicipal de Saúde - Cisa-Amerios, certamente conhece a Elizabeth de Souza Carvalho Gomes – a Betinha. Ela acaba de completar 20 anos no serviço público de saúde, com dedicação, muito trabalho e acima de tudo amor pelo que faz.  

“É a celebração de 20 anos de trabalho e amor pela saúde pública. Nosso objetivo é oferecer através do SUS um atendimento digno e com qualidade, que é o que a nossa gente precisa e merece”, disse. 

 Betinha iniciou sua carreira no Cisa-Amerios no dia 2 de abril de 2002, como auxiliar de laboratório. “Minha primeira função era somente lavar os materiais e organizar o laboratório. Depois passei para a recepção do laboratório, trabalhei como telefonista e depois passei para o setor de agendamento”, conta sua trajetória.  

Foi no atendimento diário ao paciente que Betinha encontrou sua vocação. “Nunca vou me esquecer de um senhor que chegou pedindo uma consulta para se aposentar. Enquanto eu explicava a ele que deveria se dirigir a unidade de saúde do seu município, ele começou a sentir dores no peito. Mesmo não sendo minha função, peguei-o pela mão e o acompanhei até o consultório de cardiologia.  Naquele dia, o paciente foi direto do consultório para a UTI, pois estava enfartando. Algum tempo depois, ele a esposa voltaram para agradecer. Isso tocou meu coração”, relata. 

Foi nesse dia, percebendo que sua atitude fez a diferença e vendo a gratidão do paciente e sua esposa, que Betinha descobriu que aquela era sua vocação. “Até então eu não tinha formação superior. Prestei vestibular e cursei Assistência Social, pois percebi que ajudar as pessoas era o que realmente me realizava, me tornava feliz... que era a minha verdadeira vocação”. 

Formada, Betinha seguiu sua carreira no Cisa-Amerios, conquistando a confiança de pacientes e também da direção da instituição. Atualmente ocupa o cargo de Diretora de Execução de Serviços de Saúde.  

CUIDAR DE QUEM MAIS PRECISA

Um dos grandes orgulhos da profissional é ter participado da criação e idealização do Ambulatório do Idoso Frágil, Hipertenso e Diabético de Alto Risco do Cisa-Amerios. O programa oferece atendimento integral e personalizado ao doente crônico, promovendo o trabalho conjunto entre os profissionais especialistas do Cisa-Amerios e as equipes de atenção básica dos municípios. Uma grande inovação na atenção aos idosos de toda a região.  

“Com esse programa, oferecemos atendimento especial e cuidados a quem mais precisa. Além de todos os cuidados preconizados pelo Ministério da Saúde no atendimento ao Idoso Frágil, procuramos proporcionar a cada encontro, momentos de valorização e alegria a esses pacientes tão especiais e seus acompanhantes”, conta Betinha.  

O QUE É FUNDAMENTAL

“Estar atrás de uma mesa não pode nos distanciar do paciente. Ao contrário: devemos olhar nos seus olhos, ouvir o que eles dizem, com respeito e dignidade; isso é fundamental. Amar o que se faz, essa literalmente sou eu”, diz Betinha. 

Bem humorada, dona de uma personalidade marcante e cheia de empatia, Betinha é unanimidade entre os colegas, médicos, fornecedores e usuários do Cisa-Amerios. “Sou grata por cada dia que chego ao meu trabalho e tenho a oportunidade de ajudar as pessoas. Se passaram vinte anos, mas a vontade, a dedicação e o amor por tudo isso é para sempre”, concluiu. 

 

REPORTAGEM E FOTOS: ROSI RODRIGUES 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio