Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Fabio de Carvalho
Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Renilde

6 alimentos que ajudam a prevenir o câncer de próstata

Publicado em 05/02/2018 às 08:34

Segundo tipo de câncer mais comum entre a população masculina, o câncer de próstata é motivo de alerta. Para manter a saúde sempre em dia, o segredo é investir na prevenção. A principal medida preventiva contra o câncer de próstata é o acompanhamento de rotina com o urologista após os quarenta anos de idade. A realização do exame de toque retal a cada ano possibilita que qualquer anormalidade no aspecto da próstata seja identificada ainda nos estágios iniciais. Quando o diagnóstico do câncer de próstata é precoce, o tratamento desperta respostas mais efetivas e as chances de cura são enormes.

Mas a prevenção também pode fazer parte do estilo de vida de cada um. Adotar hábitos saudáveis, como a prática de 30 minutos de exercícios físicos todos os dias, não fumar e manter o peso sempre proporcional à estatura são algumas atitudes essenciais. E que tal adicionar a prevenção ao seu cardápio? São muitos os alimentos capazes de proteger o corpo contra o desenvolvimento do câncer de próstata – conheça alguns deles agora:

TOMATE

O tomate é protagonista quando o assunto é prevenção do câncer de próstata, por ser uma fonte abundante de licopeno (substância que atribui a coloração avermelhada intensa ao fruto). O licopeno tem poderosa ação antioxidante e age diretamente no combate aos radicais livres, que são produzidos pelo próprio metabolismo e favorecem o desenvolvimento de células cancerígenas. Ingerir mais de 10 porções de tomate durante a semana (seja em forma de molho ou in natura) pode diminuir em até 50% os riscos de surgimento da doença. Mas é preciso tomar cuidado: o tomate é um dos produtos que mais leva agrotóxicos na agricultura contemporânea – priorize o consumo de orgânicos sempre que possível.

ALHO E CEBOLA

Essa dupla é presença confirmada no tempero de quase todas as receitas salgadas. Além de saborosos, o alho e a cebola trazem uma infinidade de benefícios para o seu organismo. Com grande eficácia na redução dos níveis de colesterol, a dupla ainda é uma boa fonte de vitaminas do complexo B (que combatem sintomas de estresse e desânimo) e de vitamina C (que turbina o sistema imunológico e mantém o organismo naturalmente protegido contra ameaças externas). Mas o que faz a combinação do alho e da cebola ser indispensável na prevenção contra o câncer de próstata é a grande quantidade de selênio: um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e ainda fortalece o sistema de defesa do corpo – diminuindo consideravelmente o risco de desenvolvimento de tumores. Comendo (no mínimo) meia cebola e dois dentes de alho todos os dias, você poderá desfrutar desses benefícios.

BRÓCOLIS

No combate ao câncer de próstata, o brócolis também é nosso aliado: assim como grande parte dos vegetais crucíferos, o brócolis é uma abundante fonte de sulforafano – composto que atua diretamente na reparação de danos celulares, restaurando e protegendo células com potencial cancerígeno. E não para por aí! Este vegetal ainda oferece uma enorme gama de vitaminas e minerais, fitoquímicos e antioxidantes. É anti-inflamatório, regula o sistema cardiovascular, auxilia na digestão e turbina o sistema imunológico. Tudo isso com um valor calórico baixíssimo: apenas 31 calorias por porção!

OLEAGINOSAS

Amendoim, amêndoas, nozes, avelãs… Existe uma grande diversidade de oleaginosas, e todas são deliciosas quando consumidas incrementando saladas, pratos quentes e até mesmo como petiscos saudáveis ao longo do dia. Assim como o alho e a cebola, as oleaginosas são ricas em selênio, substância de alto poder antioxidante que auxilia no processo de renovação celular. Além disso, também são boas fontes de vitamina E, que fortalece o sistema imunológico e mantém o corpo protegido contra diversas patologias.

MELANCIA

Fruta refrescante e com sabor do verão, a melancia também é uma grande amiga na prevenção contra o câncer de próstata. Suas propriedades são semelhantes às do tomate: é rica em licopeno, substância responsável por sua coloração avermelhada. O licopeno conta com potente ação antioxidante, e atua diretamente no combate aos radicais livres que danificam as células. Além do licopeno, a melancia ainda carrega muitos minerais, vitamina C e do complexo B, e é uma eficiente alternativa para manter o corpo sempre hidratado.

CHÁ VERDE

Os chás possuem inúmeras propriedades medicinais, capazes de auxiliar o organismo no tratamento e prevenção dos mais variados tipos de patologia. Para se proteger contra o câncer de próstata, o chá verde é a melhor opção: seus compostos ativos agem no combate aos radicais livres, na redução da inflamação sistêmica e na eliminação de células pré-tumorais. Além disso, ainda é anti-hipertensivo, termogênico e anti-inflamatório. O chá verde é uma das bebidas mais consumidas no mundo, principalmente na cultura oriental – traga esse hábito para a sua rotina e desfrute de todos esses benefícios.

 

Fonte: www.agemed.com.br 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio