Sexta-feira, 11 de outubro de 2024 Login
Logo cedo, cerca de 9 horas da manhã, Sr. Helio já estava na UBS Bem Estar, para tomar a vacina contra o coronavírus
Foto: Suely Sucupira
Exultante. Assim estava Sr. Helio D'Andrea Gentil, primeiro paciente acima de 90 anos a ser vacinado em Umuarama, nesta quarta-feira (10/02), na UBS Bem Estar.
Ele vai completar 91 anos em março e conta que a expectativa pela vacina era grande e que se encheu de alegria quando soube da chegada do quarto lote de vacina, que daria prioridade a sua faixa etária, por determinação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e os planos nacional e estadual de imunização.
Logo cedo, cerca de 9 horas da manhã, Sr. Helio já estava na UBS para tomar a vacina contra o coronavirus. A pressa é movida pelo medo. “Essa doença dá medo, porque estamos vendo os companheiros morrendo. Tenho medo pela minha família, que é grande e espero que todos consigam tomar”, diz, animado.
Do alto de seus quase 91 anos, e agora imunizado, Sr. Hélio deixa uma mensagem para as pessoas que ainda estão esperando chegar sua vez de tomar a vacina e, principalmente para quem está negligenciando nos cuidados. “Eu espero que as pessoas tomem vergonha e usem máscara. Vamos ajudar os médicos. Vamos evitar a doença. Usem máscara”, reforçou.
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu o quarto lote de vacinas contra o covid-19 na última segunda-feira (08/02). As doses são da vacina Coronavac (Instituto Butantan/ farmacêutica chinesa Sinovac. A expectativa é vacinar cerca de 120 idosos acamados em suas casas e em torno de 500 nas unidades de saúde por livre demanda, preferencialmente com agendamento.
Nesta etapa da campanha, atuarão na vacinação as UBS Vitória Régia, Jardim Lisboa, Primeiro de Maio e Bem-Estar. O paciente deve comparecer à UBS mais próxima com seus documentos (cartão SUS, CPF, RG e comprovante de endereço). Nestas unidades, a vacinação estará disponível até as 20h, às quartas, quintas e sextas-feiras.