Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Equipe do CPA diante da sede do projeto, na Avenida Rolândia: retorno dos atendimentos com protocolos sanitários rígidos

Foto: Assessoria Unipar

População pode contar com atendimento psicológico da Unipar

Publicado em 25/08/2020 às 09:06

Interessados devem ligar para agendar entrevista de triagem; equipe do projeto toma todos os cuidados sanitários exigidos pelos órgãos de saúde

No extenso leque de projetos de extensão da Universidade Paranaense que prestam serviços relevantes à comunidade está o CPA – Centro de Psicologia Aplicada, criado em 1993 pelo curso de graduação em Psicologia. Dando suporte a estágio e outras ações de cunho científico e social, o projeto realiza, anualmente, cerca de dois mil atendimentos. Neste ano, a pandemia atrasou o reinício dos trabalhos. Só agora, com a autorização da Prefeitura para o retorno das atividades presenciais, serão retomados.

Como sempre, tudo começa pela triagem: os interessados em atendimento devem agendar um horário para a entrevista por telefone [informado abaixo]. “Todos que se inscreverem terão agendamento para vir ao CPA conversar com uma psicóloga, que irá ouvir suas queixas e, dependendo da gravidade, será inserida na lista de espera”, avisa a coordenadora do curso de Psicologia, professora Clarice Catelan. As vagas são para pessoas de todas as idades. E a lista é para evitar aglomeração na sala de espera. Ela informa que, neste ano, não será cobrada taxa de atendimento.

A taxa, com valor simbólico e revertido para o projeto, foi abolida por causa dos impactos negativos da pandemia de covid-19, que abalaram as condições financeiras das famílias menos favorecidas, público alvo do CPA da Unipar. Os estagiários foram treinados ainda no início do ano. Com supervisão da professora Clarice e das psicólogas Mônica Maniezo e Silvileny Poncette, eles vão agora pôr em prática todo o conhecimento adquirido nos primeiros anos da graduação, enquanto fazem os atendimentos, individual ou familiar. Também foram alertados em relação à série de recomendações dos órgãos de saúde para evitar contágio pelo coronavírus. “Estamos tomando todos os devidos cuidados sanitários, que vão da higienização das mãos e adoção de equipamentos de proteção individual à aferição da temperatura de todos, antes de entrarem no CPA”, garante a coordenadora.

Psicólogas Mônica e Silvileny na sala de atendimento a famílias

Para a aferição de temperatura, a Unipar adquiriu termômetros digitais sem contato, aparelho moderno bastante utilizado neste momento de pandemia em locais que circulam muitas pessoas. Além disso, a limpeza dos ambientes foi intensificada. A cada atendimento, as salas são higienizadas. O curso de Psicologia da Unipar tem cerca de 300 alunos. E todos podem usar o CPA, já que o local dá suporte a outros projetos de extensão do curso de Psicologia, extramuros, que atendem UBS’s, escolas, hospitais, delegacia da mulher, CAP’s e ONG’s.

Novo endereço

Com estrutura mais moderna e mais aconchegante, a nova sede do CPA (Centro de Psicologia Aplicada) da Universidade Paranaense está Avenida Rolândia, 4397 [mas continua fazendo parte do complexo de prédios do Câmpus-Sede]. Em seus 450m2, além dos consultórios, conta com várias salas, entre elas as de orientação de estágio e a de apoio a estudos com copa. Todos estão decorados com muito capricho, o que deu aos espaços também beleza e leveza.

 

SERVIÇO

Para agendar atendimento, ligue (44) 3621-2834.

Fonte: Assessoria Unipar

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio