Quinta-feira, 10 de julho de 2025 Login
A Secretaria Municipal de Saúde anunciou na manhã desta quarta-feira, 17, a segunda morte por Covid-19 em Umuarama. A vítima é uma mulher de 26 anos, que tinha diabetes e estava internada há vários dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Uopeccan – unidade de referência para tratamento da doença na cidade. O sepultamento seguiu protocolos específicos.
O número de casos confirmados cresce na Capital da Amizade e avança também nos municípios menores. A região contabilizava 102 casos confirmados nos 21 municípios, no boletim do dia 17 de junho emitido pela 12ª Regional de Saúde.
A primeira vítima da doença em Umuarama foi outra mulher, de 61 anos, que não resistiu às complicações decorrentes da Covid-19 e morreu em 29 de abril. O prefeito Celso Pozzobom lamentou mais esta morte e manifestou condolências aos familiares. O momento é de tristeza, segundo ele, mas também de reforçar os alertas.
Pozzobom defende que a população reflita e volte a observar as medidas de prevenção definidas nos decretos municipais e protocolos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde. “Os casos estão aumentando, embora lentamente, mas isso não é motivo para relaxar. Temos reunidos segmentos da economia e forças de segurança para reforçar os cuidados, a fiscalização e a orientação. Se a população não incorporar as medidas de prevenção em sua rotina, a situação vai fugir do controle e o sistema de saúde pode não suportar”, alertou.
Com orientações do Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE) Municipal, o prefeito reforça a importância do isolamento social – em especial de idosos e pessoas com fatores de risco, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e histórico de problemas respiratórios – e das medidas de proteção, como uso de máscara, distanciamento em filas, restringir o contato com outras pessoas, ética respiratória e a higienização constante das mãos e superfícies de maior contato, entre outras.
“Pedimos também o apoio das empresas do comércio, indústria e serviços, que redobrem a atenção ao uso de máscaras por seus colaboradores e clientes, que organizem e fiscalizem as filas com o distanciamento recomendado (pelo menos 1,5 metro entre cada pessoa) e que controlem o número de clientes dentro do estabelecimento. Isso vale para lojas, mercados, lanchonetes, lotéricas, bancos e demais estabelecimentos”, acrescentou Pozzobom.
Além do segundo óbito, o boletim desta quarta trouxe mais um caso positivo para coronavírus – um homem de 26 anos – o que elevou para 53 o total de confirmados. No momento, Umuarama tem 10 pessoas em isolamento domiciliar, monitoradas pelo COE Municipal, e um paciente internado em UTI. Outros 40 pacientes já estão recuperados. Há ainda 119 pessoas com suspeita da doença, das quais 117 estão em isolamento domiciliar e duas internadas (uma em UTI, outra em enfermaria). Do total de 797 notificações, 625 casos suspeitos foram descartados até agora.
Dia do Operador de Telemarketing
Encontro inovador valoriza saúde emocional de operadoras de telemarketing do Hospital Uopeccan