Quarta-feira, 13 de novembro de 2024 Login
A urologia não é uma especialidade exclusiva para tratar doenças no sexo masculino. Enfermidades renais, cálculo renal, infecção urinária e incontinência urinária são tão frequentes em mulheres quanto em homens e devem ser tratadas pelo urologista.
Para as mulheres é recomendado procurar o urologista sempre que apresentar um problema urinário. Quando o assunto é fertilidade masculina, o médico urologista também é o mais indicado.
PREVENÇÃO
Os urologistas são unânimes sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Algumas recomendações valiosas para prevenir doenças do aparelho urinário são: beber muita água, ter uma alimentação rica em frutas e verduras, evitar o cigarro e o abuso de álcool e drogas e praticar exercícios físicos.
Com as consultas regulares é possível prevenir ou tratar precocemente uma série de doenças do aparelho urinário e reprodutivo do homem. Isso também cria uma relação médico-paciente e estabelece laços de confiança, destaca o médico urologista Dr. Italo D. Fioravanti Júnior.
Mulheres com frequentes infecções urinárias, devem consultar o urologista. Uma simples infecção urinária se não for tratada corretamente, pode se transformar em doenças mais graves e comprometer as funções importantes do trato urinário, aconselha o médico urologista Dr. Marcos A. Baeza.
Dor lombar variável ou intensa, em cólica, desejo constante de ir ao banheiro, ardência ao urinar e presença de sangue na urina, podem ser sintomas de litíase, também conhecida como cálculo renal ou pedras nos rins. O tratamento varia de acordo com a quantidade e tamanho das pedras. O ideal é consultar um urologista logo nos primeiros sinais”, explica o médico urologista Dr. Jansen R. Ferreira.