Terça-feira, 5 de novembro de 2024 Login
Os médicos pneumologistas, Dr. Ronaldo de Souza e Dr. Renato Ricci, falam da evolução da tecnologia para avaliação da função pulmonar, em artigo inédito, publicado na 3ª edição da Revista AMU. Leia o artigo na íntegra:
Evolução na avaliação da Função Pulmonar
Avaliar a função pulmonar do paciente é fundamental para prevenir ou identificar doenças pulmonares graves, possibilitando ao médico a indicação do tratamento mais adequado. Quanto mais preciso os resultados dos exames, melhor e mais rápido o tratamento pode ser iniciado.
Precisão é exatamente o que a pletismografia oferece - um teste de função pulmonar que permite avaliar os volumes pulmonares, de uma forma mais detalhada que a espirometria. A medida desses volumes fornece informações essenciais para a caracterização dos distúrbios presentes nas doenças respiratórias.
O pletismógrafo é uma cabine totalmente fechada, onde o paciente permanece durante a realização do exame que permite ao médico determinar os volumes pulmonares e a resistência das vias aéreas. O Exame permite avaliar o volume de gás torácico (TGV), a capacidade pulmonar total, a capacidade residual funcional e o volume residual. O aparelho ainda dá resultados sobre a mecânica respiratória.
Segundo o pneumologista Dr. Ronaldo de Souza, o exame não é invasivo e leva cerca de 30 minutos para ser realizado. “A pletismografia, ou prova de função pulmonar completa, é um exame abrangente que avalia a função pulmonar por meio de variações da pressão dentro da cabine na qual o paciente permanece durante a realização do exame. Diferentemente da prova de função pulmonar simples, é destinada à detecção de doenças intersticiais do pulmão, avaliações pré-operatórias e no seguimento de pacientes com problemas respiratórios”, detalha.
Dr. Renato Ricci, também pneumologista, relata que a pletismografia é solicitada principalmente quando o médico precisa de detalhes mais profundos dos pulmões. “A pletismografia é indicada para classificar adequadamente distúrbios ventilatórios, para melhor avaliar doenças obstrutivas e respostas ao tratamento, também para detecção e quantificação de processos restritivos de hiperinsuflação pulmonar e de aprisionamento de ar, além da avaliação de incapacidade para o trabalho e pré-operatório de cirurgia pulmonar. A pletismografia é muito importante porque é completa”, finaliza.
Instituto de Pneumologia e Geriatria
Dr. Ronaldo de Souza
Diretor Técnico Médico - CRM: 20247
Dra. Marília M. Queiroz de Souza
Geriatria - CRM: 21098
Dr. Renato Ricci Kauffmann
Clínica Médica - CRM: 29341
Dr. André Ricardo Lopes Garcia
Urologia e Cirurgia Geral - CRM: 25770
Rua Amambai, 3661 – Fones: (44) 3622-8212 / (44) 3622-3732
98419 – 7950 / 98419 – 2813 – Umuarama PR
Fonte: Revista AMU
Matéria Publicada na 3ª edição da Revista da Associação Médica de Umuarama