Terça-feira, 16 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Umuarama tem um dos melhores atendimentos na saúde pública do Brasil

Publicado em 12/07/2022 às 12:02 por Editoria Movimento Saúde

O atendimento à saúde pública em Umuarama voltou a ganhar destaque nacional na divulgação das 50 cidades que obtiveram as melhores colocações entre os 5.565 municípios brasileiros, conforme pesquisa Austin Rating, em parceria com a Editora Três/ Revista Isto É. A análise foi feita em três categorias (municípios de grande, médio e pequeno porte) e a saúde da Capital da Amizade ficou em 5º lugar no país, entre as cidades de médio porte.

A revista divulgou o ranking das melhores cidades do Brasil no final de junho. O anuário “As Melhores Cidades do Brasil” é produto do mapeamento e classificação do nível de desenvolvimento dos municípios e uma forma de reconhecer o trabalho de administradores e populações dos quatro cantos do Brasil.

“É nas cidades que a necessidade de planejamento e desenvolvimento se torna ainda mais visível”, destaca a publicação, focando nos locais com os melhores sistemas de transporte, saneamento básico, saúde, educação, lazer, preservação do meio ambiente, cultura, ferramentas digitais, creches e outras demandas.

Justamente na saúde pública Umuarama obteve seu melhor desempenho. “Superado o pico da pandemia temos visto boas notícias em vários setores, mas na área de saúde os resultados de fato são mais significativos, especialmente na atenção primária e na prevenção”, avaliou o prefeito Hermes Pimentel. Ele lembrou que, recentemente, Umuarama despontou em 1º lugar entre cidades com mais de 100 mil habitantes do Paraná no Programa Previne Brasil, sobre o atendimento da atenção primária em saúde (APS).

Mas os bons resultados provêm de outros avanços como a redução da mortalidade infantil a um dígito e a certificação pela eliminação da transmissão vertical do HIV, após um amplo estudo e acompanhamento de um grupo de especialistas. “Além disso, se devem também aos investimentos estruturais nas unidades de saúde, aquisição de equipamentos e recursos humanos, treinamento constante e muita dedicação das equipes médicas, de enfermagem e técnicos”, avalia o secretário municipal da Saúde, Herison Cleik da Silva Lima.

O foco é aumentar o acesso das pessoas aos serviços da atenção básica e reforçar o vínculo entre a população e as equipes. Questões devastadoras, como a pandemia, foram superadas com muito trabalho e uma boa gestão dos recursos disponíveis. “A administração sempre teve a saúde como prioridade. Com a covid concentramos os esforços na compra de insumos e medicamentos, na parceria com os hospitais e o Estado, para a abertura de leitos de UTI, e depois na vacinação, que trabalhamos para que chegue a todos”, completou o secretário. “Com isso alcançamos percentuais maiores que o do Estado e o do país na vacinação”.

O reconhecimento na área de saúde, dentro dos Indicadores Sociais da pesquisa realizada pela Revista Isto É, foi uma grata surpresa que comprova: a administração municipal está no caminho certo. O maior beneficiado com isso é a população.

Umuarama conta com unidades de saúde bem equipadas, com equipes treinadas e atentas em todas as regiões da cidade (são 18 UBS na sede e cinco nos distritos), centros de especialidades médicas e odontológicas, ambulatório de infectologia, farmácia central e nas UBS, centro de referência materna e infantil, um pronto atendimento 24h e serviço de atenção psicológica, entre outras estruturas. Durante a pandemia de covid e a epidemia de dengue, o município instalou ambulatórios específicos.

40º NO GERAL
Ainda de acordo com o ranking da Isto É, Umuarama ficou com o 40º lugar no geral, entre as melhores cidades de médio porte de todo o país. A cidade também se posicionou entre as 50 melhores do Brasil no acesso digital ao conhecimento (49º), em padrão de vida (47º) e na aplicação de recursos em saúde e educação (44º lugar).

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio